18dezembro, 2019

Inep divulga data da publicação dos resultados do Enem 2019 e gabarito para candidatos privados de liberdade (PPL)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta terça-feira (17), o gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019 para pessoas privadas de liberdade (PPL). 

De acordo com levantamento feito pelo Inep, 46 mil candidatos cumprindo pena em unidades prisionais ou de ressocialização em 25 estados e no Distrito Federal se inscreveram para as provas, que foram aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro. Os números mostram um crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado. 

O Enem PPL é constituído por redação e  quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia do exame, foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação teve cinco horas e meia de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas. No segundo dia, foram aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática. O tempo para responder às questões foi de cinco horas. 

Contudo, os candidatos que realizaram o Enem PPL e já concluíram ou vão terminar o ensino médio ainda este ano, poderão utilizar a nota obtida no exame para ter acesso à educação de nível de superior. No entanto, aqueles que não cursam ou irão concluir o ensino médio em 2019, só conseguirão utilizar a nota para autoavaliação. 

Ainda de acordo com Inep, nesta quarta-feira (18), foi informada a data que será publicada as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A partir do dia 17 de janeiro de 2020, todos os estudantes que participaram do Enem 2019, poderão conferir os resultados alcançados no exame. 

Para acessar a informação, os participantes do Enem 2019 deverão acessar a Página do participante, informar o CPF e a senha cadastrada. 

Os candidatos que realizaram o exame apenas para autoavaliação, ou seja, como treineiro, estes poderão conferir os resultados apenas em março de 2020. 

Por: Willian Netto