4março, 2020

Saiba tudo sobre o Marketing Educacional

Muitas instituições de nível superior tem investido em estratégias de marketing educacional a fim de atrair cada vez mais alunos para as salas de aulas e propagar a sua marca. No entanto, é comum que muitas pessoas e até mesmo gestores de faculdades não dominem ou muitas das vezes não saibam usar de forma assertiva esta ferramenta tão importante para captar a atenção do público-alvo e fazer destes possíveis matriculados na instituição. Adiante, você descobrirá de forma breve e prática o que é marketing educacional, seus benefícios e algumas dicas para fazer da sua instituição um sucesso.

O que é  Marketing Educacional 

O marketing educacional é composto por técnicas e estratégias mercadológicas e de comunicação voltadas para a captação e retenção de alunos. Esta ferramenta possibilita que faculdades e escolas permaneçam competitivas em um setor que está sempre recebendo novas instituições de ensino. Essa é uma definição clara.  Porém, esta é uma ferramenta vem se desenvolvendo em diversos setores do mercado e tem se tornado cada vez mais ampla. Desde de antigamente, instituições de ensino e empresas de grande porte tem usado o marketing para divulgar seus serviços e produtos. No entanto, a utilização deste meio era limitada, pois apenas visava a venda e o lucro, sem se importar muito com o cliente. 

Contudo, no decorrer dos anos, diversos setores passaram a usar o marketing para se destacar entre os concorrentes, e o setor que mais ganhou força com a aplicação de estratégias de marketing, foi o ramo educacional. Mas vale ressaltar, que o uso desta ferramenta no meio educacional, nem sempre foi bem aceito pelos profissionais da área. Já que um dos principais argumentos era de que educação e marketing não deviam se misturar, uma vez que, a instituição de ensino passaria a ter uma imagem de comércio e não de um ambiente disseminador de conhecimentos. 

Todavia, como podemos ver atualmente, este pensamento arcaico acabou não ganhando força e se extinguiu. Desta forma, no meio educacional, além do marketing se instalar nas instituições de ensino, este ainda ganhou novos propósitos: divulgar experiências, investigar necessidades da sociedade, no que diz respeito a promoção de uma educação de qualidade, divulgar histórias de sucesso e criar relacionamentos fidedignos com o público ao qual deseja-se impactar. Ou seja, o marketing nas instituições deixou de ser uma ferramenta atrelada estritamente apenas  ao processo de compra e venda e passou a ser um objeto que oferece sonhos e possibilidades as pessoas. 

Benefícios do Marketing Educacional

Como já visto no início do texto, o marketing educacional é uma ferramenta que compreende estratégias promoção voltadas para a obtenção de resultados seja em faculdades, escolas, centros de ensino, entre outros. Nesse sentido, separamos algumas vantagens de se investir neste tipo ferramenta. Confira.

Melhor posicionamento 

Boas ações de marketing educacional podem propiciar à instituição um melhor posicionamento no setor educacional e obter relevância no processo de decisão dos clientes no momento de escolha da faculdade. Para isso, a dica é: crie campanhas criativas e que gerem interesse do público ao qual a instituição lida. Mostre o diferencial da faculdade e explore pontos positivos da infraestrutura da mesma. Deste modo, o aluno terá maior interesse em conhecer a instituição e os cursos que tem a oferecer. 

Comunicação adequada

Comunicação é primordial em qualquer ramo de negócio. A forma como a instituição se comunica com os seus clientes diz muito sobre como é a cultura organizacional da empresa e qualidade do serviço ofertado. Ter um contato amigável e prestativo com o público, é uma excelente forma da faculdade se manter presente na vida dos alunos e seus familiares, o que sem dúvidas é algo extremamente importante.

Sendo assim, invista em informações e publicações claras, objetivas e relevantes para o público. Mantenha as redes sociais sempre ativas e atualizadas. Crie e-mail marketing, produza conteúdos criativos e interativos de newsletter e disponha de um site atrativo e com informações pertinentes. Deste modo, a instituição passará a sensação de segurança, responsabilidade e apreço para com o aluno. 

Maior captação de aluno 

No setor educacional, o marketing atua como um catalisador na captação e retenção de alunos. No entanto, é necessário que a instituição entenda que a promoção da faculdade não deve ocorrer somente no período de matrícula. Esta, deve ser realizada de forma contínua. Segundo a Teoria do Agendamento, desenvolvida por Maxwell McCombs e Donald Shaw,  o público tende a dar mais importância aos assuntos que têm maior exposição nos meios de comunicação. Ou seja, quanto mais se anuncia de forma criativa e inovadora, maiores são as chances dos jovens recorrerem a sua instituição. Apesar de a teoria ser voltada para o jornalismo, ela se encaixa muito bem no ramo de marketing, afinal, quem não é visto não é lembrado. 

Divulgação em diversos meios de comunicação

Um dos principais benefícios do marketing digital é a possibilidade de veicular conteúdos e  campanhas em diversos canais de comunicação, tais como: facebook, instagram, twitter, redes de pesquisa e em vários outros meios de transmissão de informação. Contudo, para se conseguir êxito na divulgação da IES, é válido ressaltar que a faculdade deve estudar e analisar bem o tipo de estratégia a ser adotada em determinada campanha. Se usado com sabedoria e expertise, um marketing bem planejado pode levar a sua instituição a outro patamar. 

Dicas para fazer da sua instituição um sucesso

Se você chegou até aqui, é porque certamente deseja aumentar e melhorar a captação e retenção de alunos na sua IES. Como prometido, nós separamos algumas dicas voltadas para o marketing educacional que com certeza vão impulsionar as suas estratégias de marketing e promoção de sua instituição. Confira abaixo e saia na frente de seus concorrentes. 

Marketing digital em consonância com práticas tradicionais 

Com a chegada e evolução da tecnologia, muitas empresas têm deixado de praticar o bom e velho marketing tradicional por achar que esta prática caiu em desuso. Muito pelo o contrário, apesar de não ser muito comum nas instituições, o marketing tradicional tem trazido muito benefícios para as faculdades que o utilizam. Sendo assim, combinar o meio digital com o tradicional, pode trazer grandes ganhos para a sua IES. Como fazer isso? Permita que estudantes levem seus familiares e amigos para conhecer a infraestrutura da faculdade, realize ações socioeducativas aberta à comunidade e crie parcerias com empresas locais. Desta forma, não só estará divulgando a faculdade, como também construindo uma imagem sólida na região em que se encontra inserida. Mas em parte entra o marketing digital? O marketing digital terá o papel de divulgar essas ações e impactar as pessoas, a fim de construir um relacionamento entre instituição e comunidade e alcançar novos públicos. 

Estabeleça uma persona

Nossa, que dica óbvia e ultrapassada. Pode até ser, porém, é sempre importante lembrar que se uma campanha de marketing educacional ou qualquer outro ramo de negócio não tem uma persona bem definida, o investimento de tempo e dinheiro será tudo em vão. Até porque, estabelecer uma persona nos dias de hoje, não é algo tão simples como costumava ser antigamente. 

Atualmente, não são apenas os jovens que desejam ter um diploma de nível superior. Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e o desejo por aprendizado ainda latente, a quantidade de pessoas mais velhas presente em salas de aulas tem aumentado cada vez mais. Segundo levantamento feito pelo Censo de Educação Superior em 2017,  18,9 mil idosos com idades entre 60 e 64 anos, ainda buscam obter o diploma. Já na faixa etária acima dos 65, o número é de 7,8 mil pessoas. Ou seja, as instituições devem se atentar e criar uma persona para este tipo de aluno. O que significa entender a cultura desse público e estudar as suas dores e expectativas.

Vídeos

Pergunta simples, quem nunca ficou com vontade de ir em algum lugar ou comprar algo depois de assistir a um vídeo bem produzido? É quase impossível não ter essa sensação. No marketing educacional a reação e o desejo são os mesmos. Conteúdo em vídeo desperta no espectador aquele famoso gostinho de quero mais, isso porque aproxima o cliente de uma experiência que ele ainda não teve. Materiais em formato audiovisual tem justamente essa função, desperta o desejo do cliente em adquirir aquele serviço ou produto. 

Alunos como social media

Influencer Digital é um profissional cujo serviços podem sair bem caros, não é mesmo? No entanto, existe uma alternativa muito interessante para esta questão. Quem melhor para falar bem de um negócio que os próprios colaboradores ou clientes da empresa? No meio educacional não é diferente. Promova ações onde alunos e funcionários atuem como divulgadores da instituição. Com as redes sociais em alta, qualquer publicação tem a chance de ganhar uma grande visibilidade no mundo da web. Ou seja, promova dinâmicas com prêmios ou alguns brindes, desta forma o aluno se sentirá motivado a falar sobre a faculdade e suas especificidades. Se a instituição oferecer um serviço de qualidade, alguns poderão fazer sem desejar algo em troca. 

Com esse tipo de ação, a faculdade estará estimulando o desenvolvimento social do adolescente e ao mesmo tempo alcançando os seus círculos de amizades. Por fim, é importante ressaltar que este tipo de ação não deve ser algo forçado ou subornado. É importante que o aluno se sinta à vontade para realizar tal atividade.

A criatividade é um tipo de processo de aprendizagem em que o professor e o aluno se encontram no mesmo indivíduo.

 Edward Forster

Por: Willian Netto