Exame será suspenso “de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), confirmaram nesta quarta-feira (20) o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. De acordo com os órgãos, o Enem será adiado de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.
Na última terça-feira (19), o Senado Federal tinha aprovado o adiamento do Enem para depois da conclusão do ano letivo. Devido aos constantes casos de infecção pelo coronavírus e fechamento das escolas e faculdades, diversos estudantes, celebridades e Digital Influencers, também se manifestaram nas redes sociais a favor da não realização do Enem 2020, já que muitos alunos foram prejudicados com o fechamento das instituições para evitar a propagação da doença.
Segundo o Inep, será feito uma enquete para definir as novas datas da aplicação das provas, em suas versões digital e impressa. Por meio das redes sociais, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, ja havia se manifestado a respeito do assunto.
De acordo com o instituto, as inscrições para o exame seguem abertas até 23h59 de sexta-feira (22/05). Confira abaixo a nota oficial emitida pelo MEC.
Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.
Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.
Por: Willian Netto