Nesta edição de 2019, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado no dia 24 de novembro, teve 430 mil inscritos e contou com a participação de mais de 390 mil alunos. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame, a taxa de comparecimento foi de 89,6% e a de abstenção foi de 10,4%.
O gabarito preliminar da prova foi divulgado na terça-feira (26). Os cadernos de provas e respostas das questões poderão ser conferidos no site oficial do Inep. Já o gabarito definitivo deve ser divulgado no início de 2020.
A avaliação é aplicada todos os anos e têm como objetivo analisar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A realização do exame é obrigatória para a obtenção do diploma.
Aqueles que não compareceram à prova, terão de 2 de janeiro a 5 de fevereiro para oficializar a dispensa. A solicitação do pedido deverá ser feita ao coordenador do curso de cada instituição de ensino. O estudante que deixar de formalizar o pedido, poderá não colar grau.
Cursos avaliados
Na edição de 2019 do Enade, foram selecionados os seguintes cursos de bacharelado e tecnológico para avaliação. Entre eles, os cursos com maior taxa de adesão foram: medicina e odontologia, com 97,8% e 96,1% de presença, os números são do levantamento feito pelo Inep.
Bacharel
- Agronomia;
- Arquitetura e Urbanismo;
- Biomedicina;
- Educação Física;
- Enfermagem;
- Engenharia Ambiental;
- Engenharia Civil;
- Engenharia de Alimentos;
- Engenharia de Computação;
- Engenharia de Produção;
- Engenharia de Controle e Automação;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Florestal;
- Engenharia Mecânica;
- Engenharia Química;
- Farmácia;
- Fisioterapia;
- Fonoaudiologia;
- Medicina;
- Medicina Veterinária;
- Nutrição;
- Odontologia;
- Zootecnia.
Tecnológico
- Tecnologia em Agronegócio;
- Tecnologia em Estética e Cosmética;
- Tecnologia em Gestão Ambiental;
- Tecnologia em Gestão Hospitalar;
- Tecnologia em Radiologia;
- Tecnologia em Segurança no Trabalho
Por: Willian Netto