Já imaginou ter um aplicativo em seu celular, com dados cruciais para conhecer de verdade e melhorar a gestão das escolas no país ? Pois é, o mais novo aplicativo “Clique Escola”, lançado na quinta-feira (19) pelo Ministério da Educação (MEC), irá trazer para seus usuários, informações educacionais e dados financeiros de mais de 180 mil escolas públicas e privadas de educação básica no Brasil.
Através do Clique Escola,nos gestores educacionais, conselheiros escolares, diretores, professores, estudantes, pais e responsáveis, assim como qualquer cidadão interessado, poderão encontrar diversos tipos de informações, tais como:
- Nota de cada escola no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) por ano, etapa de ensino e disciplina;
- Distorção idade-série por ano e etapa de ensino;
- Média de alunos por turma e por etapa de ensino;
- Porcentagem de professores com curso superior por ano e etapa de ensino;
- Taxas de rendimento, aprovação, reprovação e abandono, por etapa de ensino;.
Essas informações serão retiradas das bases de dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo o MEC, uma das novidades é que a comunidade escolar e a sociedade também terão acesso a informações sobre repasses financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Dessa forma, gestores, diretores, professores, estudantes e qualquer cidadão interessado poderá ter acesso a dados sobre os recursos enviados pelo MEC a instituições públicas de ensino básico.
Ainda de acordo com Ministério da Educação, no aplicativo, serão apresentados, por exemplo, as contas bancárias de escolas referentes ao PDDE, que presta assistência financeira para contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. A sociedade terá acesso às datas de pagamentos do programa, o valor total da parcela, além da discriminação entre as partes referentes ao custeio e ao capital. Criada pela Secretaria de Educação Básica do MEC, a ferramenta já está disponível para os sistemas IOs e Android.
Willian Netto