13dezembro, 2019

Como alavancar a captação de alunos na sua IES

Com o exponencial crescimento do setor educacional e com o aumento da concorrência, as velhas práticas de comunicação podem já não ser o suficiente para alcançar os seus ideais. Se você chegou até esse blog, é porque certamente deseja aumentar a captação de alunos na sua IES ou até mesmo requintar as suas estratégias de marketing. Neste post, iremos elucidar dados sobre o setor da educação, o poder do marketing educacional para a divulgação da sua instituição, o uso das redes sociais para a captação de alunos e estratégias mercadológicas. Com o conhecimento aqui exposto e a aplicação adequada, qualquer instituição terá o potencial para criar ótimas estratégias de engajamento e obter o retorno desejado. 

Setor Educacional

Em 2018, a quantidade de instituições de nível superior no Brasil se manteve positiva. Segundo o último levantamento do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrou que no país existem 299 IES públicas e 2,2 mil faculdades privadas. Em relação às IES públicas, 42,8% são estaduais (128); 36,8% federais (110) e 20,4% são municipais (61).  Ao todo, 53,8% corresponde a universidades públicas e 88,2% a instituições de educação superior privadas. 

Nesse sentido, com o alto número de faculdades, o cenário educacional tem se tornado cada vez mais competitivo e passado por várias mudanças, mostrando-se cada vez mais dinâmico. No ano de 2018, 3,4 milhões de alunos ingressaram em cursos de educação superior de graduação. Desse total, 83,1% em instituições privadas. Apesar do Censo da Educação Superior mostrar resultados relativamente positivos, a árdua corrida para manter as salas de aulas cheias ainda continua. Segundo pesquisa feita pela mStoner, empresa especializada em comunicação mercadológica, revelou que os jovens estão bem mais atentos aos detalhes que  diferenciam uma instituição da outra. Isso significa, que um ensino de qualidade e uma boa infraestrutura deixou a muito tempo de ser um diferencial das instituições e passou a se tornar uma obrigação. Deste modo, a conclusão é que a busca por manter as instituições competitivas  e a frente dos seus concorrentes, persiste. 

O poder do Marketing Educacional

É fato que boas estratégias de marketing são essenciais em qualquer segmento empresarial. No meio educacional não é diferente. Philip Kotler, conhecido como o guru do Marketing, nos ensina: “Posicionamento é mostrar para o seu público alvo qual é a diferença entre você e o seus concorrentes”. Partindo desta premissa, é plausível afirmar que as antigas práticas promoção, já não são tão efetivas assim para  que a primazia da sua instituição seja reconhecida. Ou seja, ter uma excelente infraestrutura, professores qualificados e bom desempenho no ENADE, não irão valer absolutamente nada, se a faculdade não for capaz de mostrar de forma clara e assertiva essas características. 

A comunicação mercadológica, cujo conceito se refere a um conjunto de ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado, é um instrumento poderoso para comunicar-se com os futuros alunos e conseguir a atenção destes. Para isso, é importante que a instituição leve em consideração fatores que aproximam a faculdade de seus futuros estudantes. Como por exemplo, conteúdos de qualidade, site com layout estruturado e agradável, rede social humanizada, entre outros. 

O Marketing Educacional em si, não é apenas a comercialização de um serviço, é mais do que isso, é conseguir através de ideias criativas, agregar valor a sua marca e conseguir vender experiências. Marketing é cultura. Reflita, ninguém paga R$ 239 em uma garrafa de água da Voss só para beber a água. Mas sim, porque a marca tem um valor agregado em seu produto.  “Originária de um aquífero no sul da Noruega, a Voss é a água natural mais pura do mundo”. Ou seja, o valor do produto é ele conter em si, a água natural mais pura do mundo e, a experiência, é você ter a oportunidade de beber uma água do aquífero no sul da Noruega. Se pararmos para pensar, dependendo do seu capital financeiro, você só vivencia essa experiência uma vez. Com sua instituição de ensino não é diferente, apenas muda a oferta. 

O mundo está mudando e junto com ele, as práticas de divulgação. O segredo está em acompanhar essas mudanças e investir em diferentes meios de comunicação — propaganda online e offline, campanhas presenciais e redes sociais (Facebook, twitter, Instagram, Youtube). Deste modo, a instituição terá um diferencial competitivo das demais instituições e impactará mais pessoas em suas campanhas.

Redes sociais 

Bem, o que foi dito até agora não deve ser nenhuma novidade. Afinal de contas, na nossa atual realidade, tudo e todos estão conectados no vasto mundo da web. Deste modo, se faz necessário que as faculdades entendam a importância das redes sociais no processo de propagação da imagem da sua instituição e disseminação dos cursos que a mesma oferece. 

Ainda de acordo com levantamento feito pela mStorner, referente às fontes de informação que influenciam as decisões dos estudantes, a pesquisa apresentou os seguintes resultados. 

Vídeos da faculdade no YouTube

  • Maior influência: 27%
  • Alguma influência: 45%
  • Nenhuma influência: 28%

Fotos da faculdade em mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, etc.

  • Maior influência: 23%
  • Alguma influência: 52%
  • Nenhuma influência: 25%

Conversas com estudantes que frequentam a faculdade em mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, etc.

  • Maior influência: 19%
  • Alguma influência: 42%
  • Nenhuma influência: 39%

Conversas com meus amigos sobre a faculdade em mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, etc.

  • Maior influência: 16%
  • Alguma influência: 46%
  • Nenhuma influência: 38%

Anúncios de uma faculdade ou universidade que eu vi nas mídias sociais

  • Maior influência: 15%
  • Alguma influência: 45%
  • Nenhuma influência: 40%

Blogs de alunos

  • Maior influência: 13%
  • Alguma influência: 37%
  • Nenhuma influência: 49%

Mensagens ou feeds do Twitter

  • Maior influência: 5%
  • Alguma influência: 24%
  • Nenhuma influência: 72%

Contudo, a partir dos dados, é possível perceber que o uso das redes sociais como canal de divulgação, é uma estratégia importante para formar uma comunidade engajada, fortalecer vínculos e  criar relacionamentos duradouros. Esta comunidade será importante para a consolidação da marca e até propagação da mesma. Vale lembrar, que a utilização de e-mail marketing também é uma ótima forma de entregar conteúdo de valor, ouvir reclamações, dúvidas e também preservar a boa comunicação com os seus stakeholders (público de interesse).

Estratégias mercadológicas

A comunicação mercadológica deve ser vista como um planejamento e, como todo bom planejamento, este deve conter em sua estrutura todas as etapas bem definidas e alinhadas. É nesta etapa que o gestor da instituição em conjunto com a sua equipe de marketing desenvolverá criativos para impactar público-alvo e mostrar o diferencial da instituição em meio a tantas outras. 

Para definir uma boa estratégia de marketing educacional, a equipe deve seguir estes quatro passos: 

1. Pesquisa de Ambientes: Nesta etapa, você deverá juntar todas as informações possíveis relacionadas ao segmento em que atua, condições econômicas, sociais e culturais que influenciam o seu ramo de negócio, além de dados internos da instituição para analisá-los. 

2. Análise SWOT: É uma abreviação das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.  O objetivo desta análise é para você saber direcionar a sua estratégia de marketing. Sendo assim, você deve responder às seguintes perguntas.

  1. Quais são as atividades melhor realizadas?
  2. Quais são os melhores recursos?
  3. Qual é a sua maior vantagem competitiva?
  4. Qual é o nível de engajamento dos clientes?
  5. Tenho uma mão-de-obra capacitada?
  6. Existem lacunas de treinamento?
  7. Por que a concorrência é escolhida?
  8. Por que meu engajamento não funciona?

3.Plano de ação: No geral, um bom plano de ação, deve conter os seguintes itens:

  • Objetivo geral a ser alcançado com o plano de ações;
  • Lista de ações e atividades a serem executadas;
  • Data de início e fim previsto para cada ação ou atividade;
  • Orçamento alocado para cada ação ou atividade;
  • Responsável pela execução de cada ação;
  • Objetivos de cada ação ou atividade a ser executada;
  • Riscos previstos na execução e o seus respectivos planos de contingência.

Segundo Peter Drucker, “o plano de ação precisa servir de base para a administração do tempo , que é o recurso mais escasso e mais valioso de um executivo. Numa organização seja ela órgão de poder público, empresa ou entidade sem fins lucrativos, a perda de tempo é inerente.  Um plano de ação será inútil se não puder determinar de que forma o executivo usa o seu tempo”.

4. Veiculação da campanha

Nesta etapa, o gestor deverá definir o melhor meio de veiculação de acordo com os objetivos estipulados e na persona definida (representação fictícia do cliente ideal de um negócio). Os canais de veiculação podem ser divididos em online e offline. 

Mídia online

As mídias onlines apresentam um ótimo engajamento do público com as campanhas. Os meios de veiculação são vários, no entanto, os mais importantes para o segmento educacional são: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

Mídias offiline

Que as mídias digitais lideram a preferência para divulgação de produtos e serviços, não é novidade para ninguém. No entanto, a mídias tradicionais funcionam muito bem com um público que tem o costume de acessar veículos tradicionais de comunicação, como por exemplo: jornais, revistas, outdoors, busdoor  e etc. 

Por fim, com um bom planejamento, o marketing educacional da sua instituição poderá atingir novos patamares. Com uma comunicação mercadológica bem definida, sua instituição irá fazer o que foi criada para fazer: educar possíveis consumidores dos seus serviços para tornarem-se clientes e assim, defender e divulgar sua marca. Veja todo este planejamento, como uma forma de alcançar a valorização e reconhecimento que sua instituição merece. 

Não é sobre ter ideias, é sobre fazer ideias acontecerem 

Scott Belsky

 

Por: Willian Netto