7maio, 2020

Como criar uma campanha de sucesso para a divulgação do período de vestibular de sua IES

Aprenda a desenvolver campanhas de marketing para vestibular de forma assertiva e eficiente

Um dos principais motivos para criar estratégias voltadas para a campanha de vestibular, é impactar as pessoas interessadas em ingressar em um instituição de nível superior. Nesse sentido, uma boa divulgação da instituição e do vestibular, contribui de forma significativa para a captação e retenção de possíveis alunos. Sendo assim, quanto mais conhecimento se tem a respeito desse tema, melhor. Afinal, uma boa campanha pode ser um fator decisivo para incentivar o candidato a se inscrever no vestibular e assim, possibilitar uma grande quantidade de alunos matriculados em curto período de tempo. No entanto, o sucesso da campanha irá depender de diversos fatores. E é sobre esses coeficientes que iremos tratar neste conteúdo. Vem com a gente e veja como pode ser fácil realizar um marketing inteligente. 

Análise do mercado

Antes de criar ou estabelecer um planejamento de marketing, é crucial que o gestor da instituição ou de marketing realize um estudo mercadológico, ou seja, uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats). Veja um exemplo do quadro abaixo.

A partir do estudo dos pontos fortes e fracos da IES será possível criar uma campanha de vestibular de acordo com cada ponto a ser melhorado e analisado. Já que, por meio desta análise, a equipe de marketing da faculdade saberá lidar e reagir às ameaças e oportunidades que surgirão no decorrer da campanha. Vale lembrar, que em estratégias deste tipo, a faculdade deve levar em consideração a economia do país e da região em que está localizada, a quantidade de pessoas que poderão prestar o vestibular na localidade, alunos de outras instituições que estejam descontentes e querem mudar de faculdade, as variadas opções de cursos e etc. Além disso, existem também outros pontos da análise SWOT que devem serem levados em consideração, confira! 

  • Urgência;
  • Tamanho do mercado;
  • Potencial de precificação;
  • Custo de aquisição de clientes;
  • Custo da entrega do valor;
  • Exclusividade da oferta;
  • Velocidade de entrada no mercado;
  • Investimento inicial;
  • Potencial de venda de produtos secundários;
  • Potencial de lucro perene.

Estudo e análise das métricas de campanhas anteriores 

Tudo ou quase tudo na vida é mutável. E com as campanhas de marketing não é diferente. Cada período tem seus altos e baixos, nesse sentido, analisar métricas e estratégias adotadas em campanhas passadas é uma ótima forma de descobrir onde e o que deve ser melhorado nas futuras campanhas de vestibular. O objetivo é verificar o que deu certo ou errado e melhorar esses pontos. 

Um erro comum é achar que determinada estratégia de marketing que deu certo, funcionará novamente com o público. Jamais faça isso! Não leve ao pé da letra o ditado: “Em time que está ganhando não se mexe”. Nem sempre é assim, principalmente no ramo do marketing educacional, em que instituições que se reinventam de forma criativa, sempre terão uma porcentagem de captação de alunos maior que faculdades que insistem na mesmice. 

Conheça o seu público-alvo

Que dica boba! Se eu gerencio uma faculdade, lógico que meu público-alvo são os jovens. Essa é uma afirmação parcialmente correta. Hoje em dia, segundo o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 7.813 pessoas com 65 anos ou mais, encontram-se matriculadas em um curso de graduação no país. Partindo dessa premissa, estudar os diversos públicos que podem ter interesse pelo seu negócio, possibilita que a instituição atinja outros grupos de pessoas que desejam e querem fazer algum curso de nível superior. Para isso, é crucial que os gestores criem um persona para saber a quem direcionar as suas campanhas de marketing educacional. 

Crie um planejamento das ações de marketing

Para tudo o que vamos fazer é necessário ter um excelente planejamento prévio. Este documento será o responsável guardar informações como: quanto será investido em cada campanha, quais serão os canais de divulgação, os tipos ações que serão tomadas em cada etapa da estratégia, demandas de cada integrante, entre outros. 

Crie conteúdos criativos e que despertem o interesse do público

O marketing de conteúdo é uma das melhores formas de conseguir engajamento e fidelidade do público ao qual deseja atingir. Através desta ferramenta é possível aumentar consideravelmente a rede candidatos e possíveis alunos da instituição. Essa tem sido uma estratégia bastante utilizada pelas faculdades nos últimos anos. Afinal, atualmente o mundo inteiro está conectado ao universo da web. Em vista disso, os alunos costumam pesquisar por conteúdos que estejam relacionados ao seu futuro e diferenciais de instituições que desejam ingressar. Nesse sentido, quanto mais criativos, inovadores e relevantes forem os materiais divulgados pela instituição, melhores as chances de atrair e conquistar a confiança dos jovens e pessoas de idade que desejam ingressar em uma faculdade. 

Essas foram algumas dicas da Volvox Marketing Educacional. Caso tenha gostado deste conteúdo, recomendamos, também, os outros materiais disponíveis no blog. Não deixe de conferir!