Quem nunca pensou em fazer aqueles testes da web para saber que tipo de profissional é, ou até mesmo se distraiu com alguns memes ou infográficos animados na internet? Bom, é bem difícil de resistir. E é justamente esse tipo de conteúdo interativo que chama e conquista a atenção de muitos que precisam fugir um pouco do cotidiano. Ok, mas o que são conteúdos interativos? Conteúdo interativo é uma estratégia usada no meio digital que exige a participação do usuário e este acaba transmitindo algumas informações para empresa. Esse tipo de conteúdo pode ser feito através de quizzes, e-books interativos, debates nas redes sociais e etc. Desta forma, a empresa irá conseguir promover mais engajamento e armazenar dados relevantes para as equipes de vendas e estratégias de marketing. Para algumas instituições de ensino, essa prática pode ser mais efetiva que as típicas abordagens tradicionais de publicidade.
Vale a pena investir neste tipo de estratégia?
A prática de utilizar a interação nas campanhas de marketing, está ganhando cada vez mais espaço e força neste segmento. Mas se ainda não está certo disso, separamos aqui neste material, alguns dos principais benefícios do conteúdo interativo. Confira.
Conteúdo interativo alinhado a experiência
Como já mencionado anteriormente, ebooks, blogs, redes sociais, entre outros, são ótimas formas de educar o seu público alvo e receber muita informação. Nesse sentido, quando esses meios de comunicação se tornam mais interativos, a marca começa a agregar valor ao produto ou serviço oferecido e a atrair e estimular o engajamento do público já obtido e semelhantes ao mesmo. Sendo assim, podemos dizer, que conteúdos interativos alia informação e entretenimento tudo em um local só. Deste modo, o consumidor se sente estimulado a continuar consumindo aquele material até o final. Ou seja, o conteúdo que a instituição está divulgando, deixa de ser algo passivo e passa a ser uma forma de estabelecer um relacionamento com o cliente e promover experiências através das ações de interação.
Vivemos em uma era dinâmica e imediatista. Nessa perspectiva, não é viável continuar insistindo em práticas ultrapassadas de marketing. O que quero dizer é, não adianta sua IES continuar oferecendo conteúdos estáticos, irrelevantes e entediantes. Seja inovador, ofereça desafios e promova experiências para o seu público alvo. No atual momento em que vivemos, conteúdos interativos, já não vão mais ser uma escolha, e sim uma necessidade para se comunicar com eles.
FeedBack dos usuários
Diferente dos conteúdos passivos, que não mostram se o leitor de fato acessou todo o material. Os conteúdos interativos, conseguem captar feedbacks dos clientes, que antes não eram analisados ou armazenados, como por exemplo: o número de visualizações, cliques e interações em cada elemento interativo. Desta forma, é possível mensurar de forma prática e objetiva a taxa de cliques de saída daquele conteúdo e saber se o mesmo está sendo relevante para o público definido.
Vamos imaginar que sua instituição criou um material interativo e o mesmo possua um questionário simples e descontraído. Cada pergunta respondida, corresponde a uma métrica para analisar a efetividade da sua estratégia e conhecer melhor o seu público alvo. Ou seja, a partir dessa estratégia, a sua instituição poderá averiguar se os clientes estão consumindo todo o seu conteúdo e coletar dados valiosos sobre comportamento, necessidades, anseios, receios e etc.
De acordo com levantamento feito pela Scribblelive, 60% das empresas que fazem uso do conteúdo interativo, tem maior facilidade em analisar e medir suas métricas, o que corresponde a um percentual de apenas 25% das empresas que utilizam conteúdos passivos.
Geração de leads e conversões
Quem não gosta de um conteúdo dinâmico, com uma boa imagem e que propicie experiências ricas? Acho que é bem difícil encontrar alguém fora desse parâmetro nos dias de hoje. O que quero dizer, é que conteúdos interativos não servem apenas para gerar mais engajamento, mas também para provocar o desejo do consumidor e necessidade pelo produto ou serviço ofertado. Afinal, ao conseguir capturar a atenção do cliente, a interação com o material o guiará até a conversão.
Para que isso ocorra, a instituição deverá recorrer a algumas ferramentas que ofereçam meios de otimizar as conversões e testar as melhores formas de impactar o público.
Calculadora
As calculadoras são uma ótima forma de ajudar os consumidores entenderem como aquele produto ou serviço poderá favorecê-lo em seu dia a dia e como ele irá usufruir do mesmo. Essa estratégia de conteúdo interativo pode ser mesclada com um material que deixe claro o valor daquilo que se está sendo oferecido. Ou seja, utilize a calculadora para mostrar o tanto que o cliente irá economizar adquirindo o seu produto e não do concorrente.
Quizzes
Os quizzes estão presentes em diversos sites na internet de diferentes segmentos. Esses testes, tornaram-se ferramentas cruciais para criar um relacionamento entre marca e consumidor, além de gerar engajamento com o conteúdo publicado.
Como usá-los ao seu favor? Utilize esses quizzes para educar e entreter o público. Geralmente, a linguagem é informal e divertida. Crie conteúdos criativos e relevantes, dessa forma, você irá conquistar a fidelidade deles e estes irão viralizar o seu material (marketing de boca).
Ebooks interativos
Ao invés de oferecer um PDF estático para seus clientes, crie um ebook interativo. Combine texto, vídeos, imagens, gráficos e animações, tudo em um conteúdo só. Desta forma, o consumo do ebook se tornará bem mais interessante e atrativo.
Landing Pages
Segundo a Rockcontent, uma landing page tem um objetivo claro: gerar conversões. Então, adicionar interatividade nestas páginas pode ajudar a despertar o desejo do visitante e convencê-lo a deixar seus dados de contato para tornar-se um lead.
Fuja da mesmice. Inove, atraia e cative o público ao qual deseja atingir. Mostre a diferença da sua instituição para as outras.
Encante sua audiência com um conteúdo que proporcione experiências
Robert Rose
Por: Willian Netto