30janeiro, 2020

Como deixar o marketing de conteúdo da sua faculdade mais atrativa

Quem nunca pensou em fazer aqueles testes da web para saber que tipo de profissional é, ou até mesmo se distraiu com alguns memes ou infográficos animados na internet? Bom, é bem difícil de resistir. E é justamente esse tipo de conteúdo interativo que chama  e conquista a atenção de muitos que precisam fugir um pouco do cotidiano. Ok, mas o que são conteúdos interativos? Conteúdo interativo é uma estratégia usada no meio digital que exige a participação do usuário e este acaba transmitindo algumas informações para empresa. Esse tipo de conteúdo pode ser feito através de quizzes, e-books interativos, debates nas redes sociais e etc. Desta forma, a empresa irá conseguir promover mais engajamento e armazenar dados relevantes para as equipes de vendas e estratégias de marketing. Para algumas instituições de ensino, essa prática pode ser mais efetiva que as típicas abordagens tradicionais de publicidade. 

Vale a pena investir neste tipo de estratégia?

A prática de utilizar a interação nas campanhas de marketing, está ganhando cada vez mais espaço e força neste segmento. Mas se ainda não está certo disso, separamos aqui neste material, alguns dos principais benefícios do conteúdo interativo. Confira. 

Conteúdo interativo alinhado a experiência 

Como já mencionado anteriormente, ebooks, blogs, redes sociais, entre outros, são ótimas formas de educar o seu público alvo e receber muita informação. Nesse sentido, quando esses meios de comunicação se tornam mais interativos, a marca começa a agregar valor ao produto ou serviço oferecido e a atrair e estimular o engajamento do público já obtido e semelhantes ao mesmo. Sendo assim, podemos dizer, que conteúdos interativos alia informação e entretenimento tudo em um local só. Deste modo, o consumidor se sente estimulado a continuar consumindo aquele material até o final. Ou seja, o conteúdo que a instituição está divulgando, deixa de ser algo passivo e passa a ser uma forma de estabelecer um relacionamento com o cliente e promover experiências através das ações de interação.  

Vivemos em uma era dinâmica e imediatista. Nessa perspectiva, não é viável continuar insistindo em práticas ultrapassadas de marketing. O que quero dizer é, não adianta sua IES continuar oferecendo conteúdos estáticos, irrelevantes e entediantes. Seja inovador, ofereça desafios e promova experiências para o seu público alvo. No atual momento em que vivemos, conteúdos interativos, já não vão mais ser uma escolha, e sim uma necessidade para se comunicar com eles.

FeedBack dos usuários 

Diferente dos conteúdos passivos, que não mostram se o leitor de fato acessou todo o material. Os conteúdos interativos, conseguem captar  feedbacks dos clientes, que antes não eram analisados ou armazenados, como por exemplo: o número de visualizações, cliques e interações em cada elemento interativo. Desta forma, é possível mensurar de forma prática e objetiva a taxa de cliques de saída daquele conteúdo e  saber se o mesmo está sendo relevante para o público definido.  

Vamos imaginar que sua instituição criou um material interativo e o mesmo possua um questionário simples e descontraído. Cada pergunta respondida, corresponde a uma métrica para analisar a efetividade da sua estratégia e conhecer melhor o seu público alvo. Ou seja, a partir dessa estratégia, a sua instituição poderá averiguar se os clientes estão consumindo todo o seu conteúdo e coletar dados valiosos sobre comportamento, necessidades, anseios, receios e etc.

De acordo com levantamento feito pela Scribblelive, 60% das empresas que fazem uso do conteúdo interativo, tem maior facilidade em analisar e medir suas métricas, o que corresponde a um percentual de apenas 25% das empresas que utilizam conteúdos passivos. 

Geração de leads e conversões

Quem não gosta de um conteúdo dinâmico, com uma boa imagem e que propicie experiências ricas? Acho que é bem difícil encontrar alguém fora desse parâmetro nos dias de hoje. O que quero dizer, é que conteúdos interativos não servem apenas para gerar mais engajamento, mas também para provocar o desejo do consumidor  e necessidade pelo produto ou serviço ofertado. Afinal, ao conseguir capturar a atenção do cliente, a interação com o material o guiará até a conversão. 

Para que isso ocorra, a instituição deverá recorrer a algumas ferramentas que ofereçam meios de otimizar as conversões e testar as melhores formas de impactar o público. 

Calculadora

As calculadoras são uma ótima forma de ajudar os consumidores entenderem como aquele produto ou serviço poderá favorecê-lo em seu dia a dia e como ele irá usufruir do mesmo. Essa estratégia de conteúdo interativo pode ser mesclada com um material que deixe claro o valor daquilo que se está sendo oferecido. Ou seja, utilize a calculadora para mostrar o tanto que o cliente irá economizar adquirindo o seu produto e não do concorrente. 

Quizzes 

Os quizzes estão presentes em diversos sites na internet de diferentes segmentos. Esses testes, tornaram-se ferramentas cruciais para criar um relacionamento entre marca e consumidor, além de gerar engajamento com o conteúdo publicado.

Como usá-los ao seu favor? Utilize esses quizzes para educar e entreter o público. Geralmente, a linguagem é informal e divertida. Crie conteúdos criativos e relevantes, dessa forma, você irá conquistar a fidelidade deles e estes irão viralizar o seu material (marketing de boca). 

Ebooks interativos 

Ao invés de oferecer um PDF estático para seus clientes, crie um ebook interativo. Combine texto, vídeos, imagens, gráficos e animações, tudo em um conteúdo só. Desta forma, o consumo do ebook se tornará bem mais interessante e atrativo. 

Landing Pages

Segundo a Rockcontent, uma landing page tem um objetivo claro: gerar conversões. Então, adicionar interatividade nestas páginas pode ajudar a despertar o desejo do visitante e convencê-lo a deixar seus dados de contato para tornar-se um lead.

Fuja da mesmice. Inove, atraia e cative o público ao qual deseja atingir. Mostre a diferença da sua instituição para as outras. 

Encante sua audiência com um conteúdo que proporcione experiências

Robert Rose

 

Por: Willian Netto