O instagram é considerado a segunda rede social mais utilizada no mundo, ficando atrás apenas do Facebook. Desde sua criação, muitas instituições de ensino têm aderido a plataforma com o objetivo de conectar-se a diferentes tipos de pessoas e promover o relacionamento com diversas empresas dos mais variados ramos de atuação. Com a evolução da tecnologia e a imediatez da informação, as redes sociais passaram a ser um dos principais canais de divulgação de conteúdos, produtos, serviços e informações no mundo digital. E o instagram tem ganhado cada vez mais destaque na produção de conteúdos criativos e interativos para o público. Pensando nisso, decidimos elucidar neste material a importância desta plataforma e o espaço de destaque que ela ocupa na vida e cotidiano de muitas pessoas. Tenha uma ótima leitura.
Início da plataforma
Diferente do Facebook, o instagram não possui uma história tão comprida. A rede social foi criada em 2010 pelos empresários Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger. Assim que lançado, em poucos meses o aplicativo tornou-se um dos softwares mais promissores da App Store. Em apenas um ano, a plataforma conseguiu 10 milhões de usuários, mesmo com os serviços disponibilizados apenas para o sistema IOs.
Em 2012, o Facebook comprou o aplicativo por 1 bilhão de dólares, equivalente a 4,6 bilhões de reais. No mesmo ano, a plataforma foi disponibilizada para o sistema Android e viralizou ainda mais, especialmente no Brasil.
A rede social permite que os seus usuários postem fotos e vídeos com pouca duração, utilizem efeitos de edição nos materiais a serem publicados, além de possibilitar a interação de diversas outras pessoas com as publicações feitas, através de comentários e curtidas. Uma das principais funcionalidades do instagram são: boomerang, stories e transmissões de vídeos ao vivo.
Hoje, mais do que um espaço de relacionamento, a plataforma também é considerada um dos principais veículos para a publicidade de empresas e organizações de todo o mundo.
Instagram para as instituições de ensino
A plataforma pode ser uma excelente aliada das IES para a captação e retenção de alunos. Com a popularidade do instagram, várias faculdades passaram a usar este meio de comunicação para atingir e impactar o seus respectivos públicos-alvo. No entanto, ao iniciar suas ações no instagram, as instituições de ensino acabam cometendo alguns erros que podem atrapalhar o reconhecimento da faculdade na rede social. Um dos erros mais comuns, é a criação de um perfil pessoal. Este tipo de página não é bom para empresas e instituições, já que possui certas limitações, como: não é possível inserir informações da instituição (link de sites, blogs e etc) e nem analisar dados de performance das publicações feitas. Geralmente, a maioria das faculdades preocupam-se apenas em vender os seus cursos e acabam anunciando sempre a mesma coisa. Não faça isso! Conteúdos repetitivos, institucionais e sem criatividade, cansam o público e faz com que este perca facilmente o interesse pelo instagram da instituição. Sendo assim, cative o público ao qual deseja impactar com publicações inovadoras e atrativas. Forneça aos seguidores experiências únicas e memoráveis. Para ajudar a saber se os posts feitos pela faculdade estão dando certo ou não, a própria plataforma oferece algumas métricas, conhecidas também como insights, para medir a performance da IES. Confira baixo.
- Impressões: Monitora o total de visualizações das suas publicações;
- Alcance: Monitora o número de usuários (contas únicas) que visualizaram suas publicações;
- Visualizações de perfil: Monitora o total de visualizações do perfil da sua faculdade;
- Cliques no site: Monitora a quantidade de usuários que foram redirecionados ao seu site a partir do Instagram;
- Seguidores: Monitora diversos aspectos do perfil dos seus seguidores, como: horário e dias da semana em que são mais ativos, gênero e faixas etárias;
- Principais publicações: Monitora as publicações para determinar quais tiveram mais visualizações.
Segundo levantamento feito pela Social Media Trends em 2018, 96,2% das empresas participantes da pesquisa, afirmaram terem presença garantida nas redes sociais. Crescimento de 1,8% em relação ao ano anterior.
Em relação aos motivos dessas empresas utilizarem as redes sociais, o estudo mostrou que 70,5% está ligado a questão da visibilidade, 66,1% a divulgação de conteúdo e outros materiais e 46,8% ao fato de poder interagir com o público.
Como usar o instagram como ferramenta de promoção para sua instituição
O instagram é uma rede social cujo nome e utilidade está associado a um espaço jovial e descontraído. No entanto, mesmo para empresas e instituições que possuem uma posição mais séria no mercado, a plataforma pode ser uma ótima ferramenta para se obter o reconhecimento de marca e divulgação de produtos ou serviços no vasto mundo da web. Com base nisso, diversas instituições de ensino buscam estar presente nesta rede social, a fim de conhecer o tipo de conteúdo que o público mais jovem gosta e requintar as suas estratégias de marketing educacional, buscando maior assertividade nas ações de publicidade. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para alavancar as ações de marketing da sua IES no instagram.
Qualidade
Não é preciso dizer que tudo o que formos produzir tem de ser feito com maestria e qualidade, não é mesmo? Essa regra vale para tudo, essencialmente para o instagram. Sendo assim, a dica é… Produza imagens de qualidade! Afinal, a plataforma é totalmente visual. Entretanto, mais do que mostrar artes excepcionais, a sua instituição não deve focar apenas em vender os serviços que ela tem a oferecer, mas sim, proporcionar experiências e criar conteúdos que cative o público-alvo e promova o interesse do mesmo. Ou seja, faça posts relacionados ao dia a dia da instituição, eventos promovidos por ela ou sobre o que os colaboradores estão fazendo. Isso irá ajudar de forma significativa a aproximação da faculdade com os seus seguidores, alunos e seus familiares. Como de praxe, todo post precisa de uma legenda, deste modo, crie textos curtos e humanizados. Outra forma de manter os seguidores motivados com a sua página no instagram, é utilizar promoções e Calls To Action, as pessoas desejam ser surpreendidas, nada mais sábio que sua instituição atender a estes desejos.
Interação
Se o termo redes sociais tivesse apenas um sinônimo, este seria INTERAÇÃO. O foco primordial do instagram é o relacionamento e a comunicação entre os usuários. Não tenha medo de usar dentro da medida, a mesma linguagem que o seu público. Responda aos comentários de forma descontraída e criativa. Assim, os seguidores se sentirão mais à vontade em comentar nas suas publicações ou repostar conteúdos criados pela faculdade.
Anúncios
Impulsionar publicações no instagram tem se mostrado um método muito eficaz entre as IES que utilizam a plataforma. O instagram usa um algoritmo muito parecido ao do Facebook. Isso significa que por meio desses algoritmos, a rede social identifica os usuários que tenham chance de se interessarem pela sua página ou produto que está sendo divulgado, e exibe os anúncio criado para eles.
(#) Hashtag
As hashtags funcionam como palavras-chave, o que quer dizer que ao utilizá-las, as pessoas tendem a ter maior facilidade para encontrar as publicações de sua instituição, além de segmentar o tipo de público ao qual deseja atingir. Segundo a Rockcontent, a criação de uma hashtag própria pode ser uma grande ajuda e é uma estratégia muito utilizada, pois pode criar uma comunidade que irá associá-la a sua marca ou produto.
Por fim, conforme mostrado durante este conteúdo, as redes sociais tem se tornado uma grande aliada de diversas empresas espalhadas pelo mundo. Porém, não são todas que conseguem obter êxito em seus perfis. Por isso, antes de criar uma página no instagram, defina bem a persona da instituição e invista em conteúdos inovadores e coerente com a plataforma. Deste modo, poderá se posicionar e promover sua instituição de forma prática e que traga resultados.
Por: Willian Netto