20março, 2020

Entenda como funciona o algoritmo do Google

Já se perguntou o por que de sua faculdade não está rankeando como deveria no maior buscador de sites do mundo? Bem, é exatamente sobre isso que iremos falar neste conteúdo. Não é de hoje que diversos especialistas buscam entender como funciona ou quais os segredos do algoritmo do Google. Logo abaixo, você irá conhecer tudo sobre este famoso algoritmo e como ele surgiu, vamos lá?!

Tudo sobre o algoritmo do Google 

O que de fato é ou significa o algoritmo do Google?  Em breve explicação, os algoritmos são diversas operações cujo o objetivo é definir a forma como determinado resultado de pesquisa aparecerá aos usuários. Ou seja, essa ferramenta transforma possíveis perguntas feitas na barra de pesquisa do Google, em respostas quase exatas daquilo que o cliente está buscando na internet. Entenda melhor adiante. 

Antigamente, com a criação da web 1.0, os sites eram estáticos e sem qualquer outra forma de interação, a não ser a de clicar no link ou acessar alguma página. O que quero dizer? Que você poderia visitar o mesmo site várias vezes que o conteúdo não iria mudar ou sugerir algum hiperlink e etc. Com  a evolução da tecnologia, foi criado a web 2.0, em que a partir da mesma, surgiram os mecanismos de busca: algoritmos programados para listar e organizar as páginas da internet. Desta forma, navegar no mundo digital deixou de ser algo chato e parado, para se tornar um espaço mais interativo, atrativo e fácil de encontrar qualquer coisa em meio a imensidão de dados e informações. 

No entanto, a tecnologia da época era limitada e os algoritmos eram criados através de fórmulas bem simples para o rankeamento das páginas, isso significa, que qualquer um com um pouco de conhecimento poderia aproveitar dessa brecha para conseguir ocupar as melhores posições na rede de busca. Para pôr um fim nessa abertura, o Google começou a trabalhar em atualizações e formas de combater os “vilões” da web. Para isso, foram usadas programações cada vez mais complexas, a fim de interromper práticas ilegais e ao mesmo tempo valorizar os sites que entregassem os melhores resultados aos usuários. Em resumo, o algoritmo tem como finalidade descobrir, entender e organizar todo o conteúdo da internet, objetivando promover experiências de pesquisas e respostas satisfatórias para os usuários. De acordo com a plataforma do Google, antes de o usuário pesquisar, os rastreadores da Web coletam informações de centenas de bilhões de páginas e organizam essas informações no índice da Pesquisa. 

Atualizações do algoritmo do Google

Como mencionado anteriormente, no decorrer de sua história, o  Google realizou diversas aprimorações em seu algoritmo, visando sempre melhorar a experiência do usuário e promover uma competição de rankeamento justa. 

Em 2018, em levantamento feito pela MOZ, plataforma especializada em auditorias de sites, rastreamento de classificação, análise de backlink e pesquisa por palavra-chave, calculou 3,2 mil atualizações feitas pelo Google. Tornando o algoritmo cada vez mais complexo, exigente e inviolável. Ou seja, antigamente era muito fácil burlar as diretrizes do buscador e colocar a sua página no topo de pesquisas. Atualmente, a tecnologia inteligente do Google analisa e elimina páginas que tentam exercer ações maliciosas. Veja as principais atualizações feitas nos últimos anos.

Imagem: Moz/Hubspot

No decorrer deste conteúdo, você pôde aprender e entender um pouco mais sobre o algoritmo do Google, então, nada mais do que justo, usar esse aprendizado para dominar o algoritmo do buscador mais famoso do mundo! Como mencionado no texto, as melhorias no algoritmo do Google nunca param. Sendo assim, é bom ficar atento sobre quais estratégias mais eficazes para alavancar o rankeamento do site da sua instituição. 

Conforme o Google vai atualizando o seu algoritmo, a sua forma de compreender a linguagem natural e os tipos de buscas feitas pelos usuários, torna-se cada vez mais sofisticada. Ou seja, a cada melhoria feita, ele se torna capaz de compreender de forma semelhante  à do ser humano, qualquer material que esteja na web. Isso quer dizer, que não adianta mais sua instituição apenas criar conteúdos para robôs e nem utilizar as mesmas palavras-chave para divulgar um produto. Segundo Rockcontent, o usuário ao iniciar sua navegação na internet, ele busca suprir uma dessas seis necessidades:

  • me surpreenda;
  • me emocione;
  • me impressione;
  • me eduque;
  • me tranquilize;
  • me ajude.

Desta forma, procure elaborar conteúdos que possuam fácil leitura, que sejam atrativos, interessantes e que realmente tirem as dúvidas dos usuários.