Marketing de Conteúdo é uma forma de buscar o engajamento do seu público-alvo e aumentar a sua rede de clientes e potenciais clientes, através da criação de conteúdos interessantes e propícios, a fim de atrair e agregar valor tanto para sua marca, quanto para as pessoas que consomem o seu material, gerando assim, uma visão positiva sob a marca da empresa, produto ou serviço oferecido.
Volvox
Criar conteúdos relevantes, analisar os interesses das IES e conduzir práticas assertivas, são algumas das ações que a Volvox Marketing Educacional propicia as suas faculdades parceiras.
Nós da Volvox, entendemos que um bom marketing na área da educação é crucial para impactar de forma direta e eficaz a conversão de potenciais alunos em matriculados na instituição. Para isso, personalizamos as metas das faculdades e às alinhamos às necessidades das instituições.
E para atingir objetivos mútuos, o que melhor que o famoso marketing de conteúdo.
Segundo levantamento feito pela Content Trends, em 2018, 73% das empresas entrevistadas disseram adotar estratégias de marketing de conteúdo. No entanto, 27% dessas empresas, revelaram não adotarem estratégias de marketing, isto, porque muitas instituições enfrentam alguns dos seguintes obstáculos:
- 38,8% falta de equipe disponível;
- 23,7% desconhecimento da estratégia;
- 23,4% falta de budget (orçamento).
Já em relação ao consumo de informação, 98,9% dos entrevistados disseram consumir conteúdo de forma on-line. Os dados mostraram que:
- 89,9% consomem via smartphone;
- 86,7% encontram conteúdos e informações pela busca orgânica do Google;
- 74,6% preferem consumir por meio de posts nas redes sociais.
Com a rápida evolução da internet e os meios de comunicação de massa, não é surpresa que grande parte da população mundial esteja conectada e antenada. Partindo desta premissa, gerar leads, buscar engajamento do público alvo e vender, é o principal objetivo das IES que aplicam estratégias de marketing nas plataformas digitais. Ainda de acordo com a pesquisa da Content Trends, 70% das IES consideram as ações de marketing de conteúdo relativamente bem sucedidas. Algumas das estratégias mais utilizadas pelas IES de acordo com a Content Trends, são:
- Posts em redes sociais (89%);
- Posts em blog (71,2%);
- E-books (54%1);
- Vídeos (51%);
- Newsletters (50,5%);
- Eventos presenciais (30,1%).
É pertinente ressaltar, que 47% dos leads buscam pelo menos até seis páginas de conteúdos antes de fechar a matrícula, comprar determinado produto ou contratar algum serviço. Sendo assim, inove suas estratégias e entregue aos seus stakeholders exatamente o que ele procura. É simples, crie uma conexão, promova um relacionamento entre sua instituição e o aluno, eduque e entretenha o seu público de forma criativa e com conteúdos inteligentes.
Como o marketing de conteúdo pode ser útil para sua IES?
Todo mundo busca conhecimento na internet, e se você souber compartilhar o seu, o aluno poderá descobrir desejos ou dores que antes julgava inexistentes. Desta forma, o estudante começará a depositar a sua confiança na instituição e passará a consumir de forma natural cada vez mais conteúdos divulgados pela sua IES, percebendo a mesma como referência nos temas abordados em suas campanhas, blogs e etc. Contudo, esses podem ser alguns dos benefícios ao se realizar o marketing de conteúdo na sua instituição:
Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são construídos em cima da confiança. Confiança gera renda
Andrew Davis
Por: Willian Netto