10dezembro, 2019

MEC lança aplicativo para emitir carteirinha estudantil gratuita

Disponível para Android e IOs, o aplicativo ID Estudantil é gratuito, sem burocracia e de fácil manuseio. Através do app, o estudante poderá obter a carteirinha estudantil no seu formato digital. Este documento garante a meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 2 milhões de alunos já podem ter acesso a ID Estudantil. Para usufruir dos benefícios da nova carteira, os estudantes devem fazer o cadastro no aplicativo e concordar com o compartilhamento de seus dados com o Ministério da Educação (MEC).

De acordo com MEC, a carteira só poderá ser emitida a partir do momento que a instituição de ensino em que o aluno se encontra matriculado, enviar os dados do mesmo para o Sistema Educacional Brasileiro (SEB)

Conforme levantamento feito pelo Inep, até as 19h de quinta-feira (5) de dezembro, 3,4 mil instituições de educação básica e 684 de educação superior registraram seus estudantes no SEB.  O registro é feito pelo representante de cada instituição participante. Estes, são responsáveis por alimentar o banco de dados da SEB com as seguintes informações dos alunos: CPF, data de nascimento, curso, matrícula, frequência, histórico escolar, corpo docente e discente. 

É importante ressaltar, que o registro dos representantes e dos dados são feitos no site do sistema, localizado dentro do portal do Inep. Segundo o Ministério da Educação, o prazo para as instituições indicarem um representante para registrar as informações no sistema continua aberto.

Passo a Passo

Para realizar o cadastro no aplicativo, basta os estudantes seguirem os seguintes passos.

  1. Baixar o aplicativo  ID Brasil ou acessar ao site;
  2. Cadastrar CPF, nome completo, telefone e e-mail;
  3. Aceitar os termos e políticas de uso do aplicativo;
  4. Acessar “Minha ID Estudantil” e pronto, você já está apto para receber o documento em formato digital. 

Vale lembrar, que existem diversas formas de obter a ID Estudantil de acordo com cada particularidade de estudante. Para saber mais, clique aqui. 

Sistema antigo

Antes do governo criar e pôr em prática a ID Estudantil, as carteiras só eram emitidas por meio de entidades representativas, como: União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Federação Nacional dos Estudantes (FNEL). 

Contudo, mesmo com o novo sistema de emissão da carteira estudantil, as entidades continuarão emitindo o documento. No entanto,  ficará a critério do estudante escolher entre fazer a carteirinha pelo aplicativo ou pelas entidades.

 

Por: Willian Netto