12março, 2020

O que é remarketing e quais os seus benefícios para sua faculdade

Com o advento da Revolução Técnico-Científico-Informacional ou também conhecida como Terceira Revolução Industrial, o número de aquisições on-lines ultrapassou o total de compras realizadas em lojas físicas. Segundo levantamento feito pela PwC Brasil, plataforma especializada em auditoria, asseguração e consultoria de negócios, concluiu que entre 2013 e 2019, o percentual de brasileiros que afirmaram realizar compras ao menos uma vez por mês pelo smartphone, subiu de 15% para 50% em seis anos. Os dados mostram que metade da população brasileira preferem utilizar os celulares para fazerem compras on-line ao invés de comparecer a um estabelecimento físico. E mesmo aqueles que não tenham o costume de realizar compras via web, ainda assim usam a internet com um dos principais fatores para a tomada de decisão no momento da compra. A pesquisa foi realizada com 21 mil consumidores de 27 países, entre eles o Brasil. Com base nos dados apresentados, veja abaixo os benefícios e a importância do remarketing para a sua instituição.

Remarketing

Comumente conhecido como retargeting, o remarketing nada mais é que uma estratégia de publicidade on-line no qual o foco principal são os usuários que já obtiveram em certo momento algum contato com a marca, produto ou serviço de determinada empresa pela internet, ou seja, apresentar-lhes outra vez anúncios relacionados ao que esses usuários demonstraram interesse anteriormente, seja através das redes sociais, aplicativos, blogs, entre outros. Geralmente, as campanhas de remarketing são feitas através do Google Ads e Facebook Ads. 

No Google Ads, a partir do momento em que o usuário navega em alguma página do site da faculdade, cria-se uma “marcação”. Desta forma, é possível mapear cada caminho percorrido pelo usuário, identificar os seus interesses e assim disparar anúncios de acordo com o produto ou serviço que ele gostou mas não contratou ou comprou.

Em relação ao Facebook, o remarketing funciona de forma parecida à Rede de Display do Google, isso significa que sua instituição poderá alcançar as pessoas no momento em que estiverem navegando em seus sites favoritos, isto é, ao ativar a campanha, os anúncios criados para o remarketing passarão a aparecer na timeline das redes sociais dos usuários, seja no feed de notícias, barra lateral, stories, marketplace ou até mesmo no YouTube. 

Vantagens de se fazer Remarketing

O remarketing tem como finalidade aumentar as conversões de compras da empresa e impactar possíveis compradores de determinado produto ou serviço. Essa estratégia possibilita um contato mais próximo do consumidor com a IES através de anúncios personalizados em seus websites mais visitados e redes sociais. Em poucas palavras, o remarketing funciona como um lembrete de oferta para que o usuário fique mais convicto de que realmente vale a pena aderir a determinado curso.

Segundo o Google Ads, apenas 3%dos usuários de um e-commerce compram na sua primeira visita ao site. Contudo, de acordo com pesquisa realizada pela  AgilOne, 58% das pessoas gostam de receber e-mails notificando que os produtos que elas visitaram no site entraram em liquidação, 51% afirmaram gostar de emails personalizados e de tratamento VIP e 41% dos adultos entre 25 e 34 anos apreciam os e-mails sobre abandono de carrinho de compra. Com base nos dados, é evidente a importância do remarketing e os resultados significativos que ele pode trazer para sua faculdade. 

Como fazer remarketing

Antes de realizar qualquer ação de remarketing, é essencial que se tenha previamente um planejamento e mapeamento dos leads que se encontram no funil de vendas de sua faculdade. Primeiramente, separe os usuários do seu site de acordo com o tipo de ação realizada. Como por exemplo: Quem se matriculou, quem apenas fez o cadastro no website,  quem não terminou de responder a algum questionário, quem fez download de um e-book, entre outros. Feito isso, basta criar templates e anúncios com conteúdos criativos e atrativos para cada grupo separado nas etapas de compra do funil. Confira o passo a passo de como fazer remarketing nas plataformas Google Ads e Facebook Ads. 

Passo a passo no Google Ads

  • Faça login na sua conta do Google Ads;
  • Clique em Campanhas no Menu de páginas;
  • Clique no botão de adição para criar uma nova campanha;
  • Na seção “Metas“, escolha o resultado desejado para sua campanha;
  • Na seção “Tipo de campanha“, selecione Rede de Display (você poderá veicular seus banners em vários sites parceiros do Google)  ou Rede de Pesquisa (você tem a oportunidade de aparecer junto aos resultados tradicionais do buscador); 
  • Em seguida, configure os parâmetros para sua campanha, incluindo:
      • nome da campanha; 
      • configurações de local e idioma;
      • estratégia de lances e orçamento.
  • Clique em Configurações adicionais para ver mais opções, como programação de anúncios, exclusões de conteúdo ou segmentação por dispositivo;
  • Em seguida, procure “Públicos-alvo” na seção “Pessoas“.
  • Clique em Remarketing;
  • Marque a caixa de seleção ao lado dos públicos-alvo que você quer adicionar. Essa ação os adicionará à sua segmentação.
  • Clique em Salvar. 

Informações tiradas da plataforma Google Ads. 

Passo a passo no Facebook Ads

  • Faça login na sua conta do Facebook Ads;
  • Clique em “Criar”; 
  • Escolha o seu objetivo de marketing; 
  • Dê um nome para a sua campanha; 
  • Na seção “Conversão” escolha onde deseja gerar tráfego; 
  • Na seção “Público”, clique em “Criar novo” e selecione “Público Personalizado”;
  • Nesta etapa, você terá cinco opções para fazer o seu remarketing: Arquivo de Cliente, Tráfego do Site, Atividade em Aplicativos, Atividade Offline e Envolvimento. Selecione a que melhor se adeque a estratégia de sua instituição; 
  • Depois basta preencher os campos que se pede de acordo com o tipo de público escolhido. 

A Volvox oferece consultoria em marketing educacional através da criação e gerenciamento de listas até o a acompanhamento dos resultados e conversões. Buscamos sempre utilizar estratégias de marketing de modo inteligente e inovador, para que a sua instituição de ensino melhore a sua taxa de conversão e se destaque entre os concorrentes. Entre em contato conosco.

 

Por: Willian Netto