26fevereiro, 2020

Por que é importante se preocupar com a velocidade de carregamento do seu site

Como dito pelos os mais sábios (velhos): a primeira impressão é sempre a que fica. Com o vasto mundo da web não é diferente, a velocidade de carregamento de um site pode dizer muito sobre a empresa. O mau funcionamento da plataforma  pode passar uma ideia ruim, caso  o usuário tente acessar determinado site ou página e não consiga. Podemos dizer, que nos dias hoje, o tempo que um site demora para carregar é um fator primordial para se conseguir resultados satisfatórios na internet, uma vez que, os algorítimos do Google utilizam essa métrica para ranquear melhor os produtos, serviços e marca da empresa. Conheça abaixo a plataforma responsável por medir a velocidade do seu site e a importância desta ferramenta para as vendas. 

PageSpeed

Em breve explicação, o PageSpeed é um medidor de velocidade de carregamento de uma página ou site em específico. Esta plataforma é usada para descrever se o site apresenta uma configuração satisfatória em termos de SEO. Ou seja, serve  para informar se o site como um todo, carrega de forma rápida, média ou lenta. 

Segundo levantamento feito pela Hosting Facts, sites que o tempo de carregamento é superior a três segundos, cerca de 40% dos usuários desistem de continuar no website. A pesquisa ainda revelou, que sites que possuem um carregamento rápido e satisfatório, as taxas de conversão podem aumentar aproximadamente em até 75%. Os dados são baseados em um monitoramento de atividades de usuários visitantes de 33 grandes varejistas online dos EUA. 

Contudo, levando em consideração a popularização dos smartphones, é perceptível que as empresas passaram a ter uma preocupação maior em relação a velocidade de carregamento de seus sites, tendo em vista o exponencial crescimento do tráfego mobile. De acordo com pesquisa feita pela BrightEdge, 57% das pesquisas realizadas na internet é feita por meio de celulares e tablets. Enquanto 43% das buscas são oriundas de computadores. 

Com base no dados, pode-se concluir que as vantagens de se ter um site ágil, afeta diretamente na experiência do cliente, o que contribui para diminuição da taxa de rejeição, aumento da permanência na página, mais leads para empresa e ampliação do tráfego. Veja abaixo alguns fatores que podem afetar o desempenho de seu site. 

  • Imagens muito pesadas;
  • Mídias externas;
  • Excesso de anúncios;
  • Template com muito efeito ou mal desenvolvido; 
  • Hospedagem do site. 

Como melhorar o carregamento do seu site  

É natural que profissionais da área e gestores responsáveis pelos mecanismos de pesquisas, cobrem o famoso teste de velocidade de carregamento de seu site no PageSpeed. No entanto, apesar de essa ser uma avaliação constantemente requisitada nas empresas que atuam com marketing digital, ainda assim, existem muitos sites que deixam a desejar no quesito velocidade de carregamento das páginas.                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Segundo estudos realizados em 2018 pela SEMrush, referente ao desempenho de sites. Mais de 82% dos websites analisados apresentaram falhas na performance, alguns até com problemas críticos, bem como: arquivos não minificados, páginas descomprimidas e baixa velocidade do servidor. Então se você realizou o teste e não obteve resultados satisfatórios ou até mesmo verificou alguns dos problemas aqui citados, não entre em pânico. Para tudo se tem uma alternativa. Confira abaixo. 

Desempenho do Servidor

Alguns dos motivos para o seu site não está exercendo suas funções como o esperado, na maioria dos casos, está diretamente ligado a privação da CPU de recursos, roteamento lento, estrutura pesada, redirecionamentos e privação de memória. Contudo, para superar tais fatores negativos, o Google possui algumas recomendações para sanar esses imprevistos. 

No entanto, é válido lembrar, que a própria eficiência do servidor pode ser a causa da resposta lenta do site ao usuário. Sendo assim, se o website passar a apresentar lentidão no carregamento das páginas, é recomendável verificar e revisar o serviço de hospedagem e pacote fornecido. Caso o plano contratado seja ineficiente, é aconselhável mudar o provedor ou fazer a aquisição de um plano melhor e mais efetivo. 

Redirecionamentos 

Os redirecionamentos são problemas clichês que aparecem em diversos sites. Como mencionado anteriormente, as vezes as causas de lentidão no carregamento das páginas não está diretamente ligada ao servidor do site, mas sim em uma possível série de redirecionamentos e loops que forçam os navegadores a carregarem diversos links em um curto espaço de tempo. Geralmente, websites que realizam migrações de endereço, costumam passar por este tipo contratempo, já que as páginas desses sites mudam de protocolo o tempo todo, como por exemplo (www para HTTPS, HTTP ou modificação na estrutura da URL).  De acordo com a pesquisa da SEMrush, aqui mencionada, cerca de 7% dos sites enfrentam esse tipo de problema. Sendo assim, antes de incluir algum redirecionamento em seu site, analise as alternativa e veja se realmente é necessário. Afinal, quanto mais links tiver, mais difícil será para o usuário chegar a página de destino. 

Arquivos compactados 

Não é preciso entender muito de programação para saber que quanto mais recursos o site obter, mais pesado ele ficará e mais tempo levará para carregar determinada página. Portanto, se você deseja ter um website rápido e prático, é crucial que se atente ao tamanho total dos arquivos HTML, JS (JavaScript) e CSS presentes em seu banco de dados. 

De acordo com a Hostinger, plataforma especializada em hospedagem de sites, comprimir os arquivos antes de encaminhar para a plataforma, acarretará em uma redução significativa no tempo de carregamento das páginas do website. Para isso, basta recorrer ao Gzip, um mecanismo utilizado para compactar os arquivos que o seu site envia para o navegador. O propósito do Gzip é ganhar velocidade, melhorar a performance e exercer o uso mais sensato dos recursos de transmissão e recepção de dados. 

 

Por: Willian Netto