Com o surgimento e o avanço contínuo das ferramentas digitais, é comum que muitos gestores passem a refletir e a questionar se realmente vale a pena investir no uso do Telemarketing para a captação de alunos. Por ser considerada uma prática arcaica, existem diversas dúvidas e opiniões acerca do assunto, como por exemplo: Será que ainda é efetivo? Vale a pena? Ainda existe espaço para esta estratégia? Bom, para alguns profissionais, a ferramenta já teve os seus dias de glória e hoje não impacta tanto quanto deveria o público-alvo. Já para outros, o contato direto com o cliente é muito eficaz como instrumento de venda, tendo em vista a experiência do usuário ter se tornado um fator crucial para o êxito de qualquer empreendimento.
Entretanto, ao se falar em telemarketing, muitas pessoas recordam-se de passar por algumas situações desagradáveis. Segundo pesquisa realizada pela plataforma Consumidor.com.br em 2019, 92,5% dos brasileiros recebem ligações indesejadas de telemarketing e 65% dos entrevistado afirmaram receber até 10 ligações por semana.
Através do levantamento, foi constatado que em 80,6% dos casos as ligações ficam mudas ou caem ao serem atendidas e 48,7% dos telefonemas são feitos por robôs.
Com base nos dados, apesar de o uso do telemarketing parecer estar perdido, a sua instituição de ensino ainda pode fazer um excelente uso dessa estratégia e passar a criar um diferencial competitivo através de um atendimento eficiente e de qualidade. Neste conteúdo, você irá entender o que é o telemarketing, as suas vantagens e como gerar resultados com esta ferramenta. Vamos lá?!
O que é telemarketing
A telemercadologia ou telemarketing como conhecido pela grande maioria, nada mais é do que a promoção de vendas e serviços por telefone. Com o passar dos anos, essa ferramenta também começou a ser usada para realizar serviços de cobranças, suporte técnico, entre outros. Muitas empresas que desejam divulgar, orientar e promover uma aproximação mais efetiva de seus clientes, utilizam dessa estratégia. Geralmente, os setores destinados ao profissionais dessa área é denominado de call centers ou centrais de atendimento, chamados também de SAC (serviço de atendimento ao cliente) ou SAT (serviço de atendimento ao telespectador).
Durante muito tempo, o telemarketing foi muito utilizado como um mix de marketing. Entretanto, com o despreparo dos atendentes e ligações exageradas por parte das organizações, o uso da ferramenta passou a sofrer rejeição por parte dos consumidores e aos poucos foi perdendo o seu potencial.
Mas ainda assim, embora não pareça viável utilizar essa estratégia em mundo imerso no meio digital, a comunicação direta por meio do telefone entre faculdade e possíveis alunos, pode ser bastante eficaz na aproximação, estabelecimento de vínculos e conexão para ambos os lados. Confira algumas dicas de como trazer resultados para sua instituição com essa ferramenta.
Vantagens do telemarketing
Por mais que pareça que o cenário não esteja tão favorável ao telemarketing, existem diversas alternativas e vantagens que esta estratégia pode oferecer para a sua IES. Por isso, listamos aqui algumas vantagens do telemarketing.
- Interatividade: O Telemarketing constitui um meio muito pessoal e interativo;
- Flexibilidade: As ações de Telemarketing tem uma flexibilidade muito grande, pois serve para potencializar uma campanha e até mesmo incentivar os consumidores a adquirir determinado produto ou serviço;
- Rapidez : A qualquer momento uma estratégia pode ser modificada, uma vez que as informações sobre a implementação das ações chegam rapidamente;
- Optimização: Em apenas uma ligação, o faculdade pode obter diversas informações sobre o candidato e saber com exatidão quais são as suas necessidades e preferências;
- Controle: As operações de Telemarketing são relativamente fáceis de controlar e de implementar, se devidamente planejadas e estudadas;
- Foco: O fornecedor de serviços de telemarketing adapta facilmente o conteúdo e o preço dos seus serviços em consonância com as necessidades do cliente;
- Cobertura: Pode atingir distâncias continentais em segundos, pois permite uma cobertura larga e controlada;
- Comodidade: Não há a necessidade de deslocamento e nem trabalho de pesquisa por parte do consumidor;
- Rapidez: Um operador de Telemarketing pode efetuar diversas ligações em um curto período de tempo.
Dicas de como gerar resultados
Agora que você já sabe o que é telemarketing e quais são as vantagens de usá-lo em sua instituição de ensino. Está na hora de saber como colocar essa ferramenta para funcionar e agregar valor ao seu negócio. Por isso, separamos algumas dicas que podem fazer com que essa estratégia alavanque a captação e retenção de alunos de sua faculdade. Confira.
Metas e desempenho
A dica principal é, estabeleça metas! Quem não gosta de chegar no fim do mês e ganhar uma recompensa por ter atingido o objetivo, não é mesmo?
Através desta estratégia, além de promover o engajamento dos colaboradores com os objetivos da IES, será possível averiguar se o telemarketing da sua faculdade está dando ou não o retorno esperado. E para facilitar ainda mais a análise de desempenho do Call center, inclua no setor, a metodologia NPS (Net Promoter Score), que consiste em avaliar o nível de satisfação e fidelidade do consumidor. Isso significa, que quanto maior for a média de satisfação, maiores serão as chances de sua IES obter divulgadores informais da marca ou cursos ofertados pela faculdade, além de identificar quais os pontos que devem ser aprimorados dentro da equipe de telemarketing.
Treinamento
Uma outra dica pertinente para sua faculdade, é investir no profissionais que irão compor a equipe de telemarketing. Por que? É bem óbvio, não adianta planejar e criar excelentes estratégias e não dispor de colaboradores prestativos e eficientes em suas áreas de atuação. Tenha como foco, a promoção dos serviços da instituição através de um atendimento diferenciado e satisfatório ao consumidor, visando mostrar o diferencial da sua instituição das demais empresas.
Marketing de relacionamento
Por se tratar do atendimento ao cliente, é crucial que a instituição mostre comprometimento e empenho para que o consumidor se sinta querido e único pela forma como a IES o trata. O objetivo é construir uma forte relação entre marca e cliente, sem focar estritamente no comercial.
Contact Center
É natural que empresas e instituições limitem as suas formas de atendimento somente ao contato por telefone. Isso pode ser muito ruim para os negócios. Por isso, inove, estabeleça um Contact Center e disponibilize aos seus clientes diversas formas de contato, como por exemplo: atendimento nas redes sociais, por e-mail, serviços de comunicação por mensagens instalados no site e etc. Se bem planejado, o telemarketing pode ser um excelente aliado para impactar, captar e fidelizar o público-alvo da faculdade.
A comunicação sempre será a chave dos relacionamentos saudáveis e bons negócios. Na era da tecnologia, ela é o fundamento do crescimento empresarial. Quem não investir, desenvolver e melhorar sua capacidade de comunicar-se, diminuirá sua presença de mercado, correndo o risco de extinção.
Gerson Jacques
Por: Willian Netto