28fevereiro, 2020

Três melhores estratégias de marketing educacional para 2020

Bom, 2020 chegou e nada mais natural do que se perguntar quais serão as tendências de Marketing Educacional para esta nova década. Indubitavelmente, várias empresas de diversos segmentos fazem uso do Marketing de Conteúdo. Afinal, para atrair, conquistar e converter o público-alvo em potenciais alunos matriculados, o uso de uma boa estratégia de publicidade se faz necessário. 

Contudo, com o passar dos anos, as práticas ligadas ao marketing educacional foram evoluindo e fazendo com que diversas novas formas de se criar conteúdos surgissem no ramo. Partindo desta premissa, a Volvox vem estudando e buscando sempre estar a par do que há de mais novo no meio digital, trazendo para seus colaboradores novas perspectivas e estratégias a respeito deste recurso tão utilizado por inúmeras empresas. 

Prossiga com a leitura e descubra as principais tendências do marketing de conteúdo para sua instituição de ensino neste ano de 2020. 

Live Streaming 

Com o Instagram, não é novidade nenhuma que as lives têm ganhado cada vez mais espaço e caído no gosto dos usuários das redes sociais e mundo da web. Hoje em dia, não importa o momento ou horário, se você conseguir criar um conteúdo criativo, interessante e envolvente, certamente conseguirá clientes fieis para consumir o material produzido. Segundo levantamento de consumo feito pela plataforma Vimeo, 80% dos usuários que fizeram parte da pesquisa afirmaram que preferem acompanhar a uma live do que parar para ler um blog ou post. 

Com a popularização da profissão influencer digital ou como são conhecidos “Youtubers”, é cada vez mais recorrente ver as pessoas adotando a esse tipo de recurso para alavancar as vendas ou divulgar a marca de seu negócio. Uma vez que, através das lives, é possível aumentar o engajamento e conversão do público-alvo. Sendo assim, não é difícil perceber que a live streaming  é uma das grandes apostas para aumentar o conhecimento e alcance da sua marca nesta nova década. 

Áudio Marketing

A utilização de áudio marketing foi uma das estratégias mais usadas no ano de 2019.  De acordo com o Vooozer, o consumo de áudio em blogs e sites, cresceu 90%, e só no Brasil, 67% da população passou a aderir aos famosos podcasts. O aumento da busca por este tipo de mídia, se dar pelo fato dos áudios serem menos cansativos que uma leitura e o mesmo ainda propiciar o consumo do conteúdo a qualquer momento. Sendo assim, se formos levarmos essa estratégia para o lado de SEO, o áudio marketing passa a ser um fator crucial para que os algoritmos do Google detecte mais facilmente o conteúdo produzido pela empresa, ajudando assim no ranqueamento da página de destino. 

Realidade aumentada

Com o mercado altamente competitivo, gestores e empresários estão cada vez mais cientes do papel que a tecnologia exerce na vida do ser humano. E nada mais sábio do que utilizar deste meio para mostrar o diferencial do seu negócio, serviço ou produto oferecido. Neste contexto, o uso da realidade aumentada pode ser uma ferramenta de grande ajuda na busca para sair à frente dos concorrentes. 

Muitas empresas têm aplicado a realidade aumentada em diversas estratégias de Marketing Digital. O instagram por exemplo, já vem utilizando esse artifício a um bom tempo. Um simples filtro da plataforma, mostra como o uso desta tecnologia está gradualmente mais acessível e comum entre os usuários. Vejamos o jogo Pokemon Go por exemplo, em uma semana, o game conseguiu enriquecer as ações da Nintendo em US$ 7,5 bilhões, além de alcançar em menos de 5 meses, 100 milhões de downloads. 

Devido a acessibilidade a tal recurso, hoje em dia é possível utilizar estratégias de realidade aumentada para criar conteúdos criativos, dinâmicos e interativos. Segundo o site Negócios, existem diversos aplicativos que utilizam a realidade aumentada para ajudar médicos e cirurgiões a desenvolverem melhor seus trabalhos. O viipaR é um outro belo exemplo. A plataforma permite que cirurgiões experientes possam auxiliar e guiar residentes em cirurgias simples. Com o aplicativo, o médico mesmo que distante, é capaz de mostrar como realizar o procedimento cirúrgico por meio da projeção de suas mãos sobre o paciente. 

Com base nos fatos citados, apesar de a concorrência ser grande e acirrada, não é impossível ficar a frente de seus adversários. Se conseguir alinhar tecnologia e criatividade, seu negócio pode ir além do imaginado. E a realidade aumentada pode ajudar nesse objetivo, ajudando a ilustrar serviços ou simular experiências jamais vivenciadas. 

Há apenas uma estratégia vencedora. É definir cuidadosamente o mercado-alvo e direcionar uma oferta superior a esse mercado-alvo

Philip Kotler

 

Por: Willian Netto