Conseguir resultados satisfatórios e sucesso nas diversas campanha de marketing, é o sonho e desejo de todo empresário. No entanto, não adianta apenas desejar, tem que fazer e fazer bem feito. Afinal, são os bons trabalhos que realizam sonhos e geram o crescimento de uma empresa. Entretanto, com o avanço constante da tecnologia, muitas instituições de ensino tem deixado de lado alguns aspectos cruciais do Marketing Educacional, como: acompanhamento de resultados, identidade de marca, persona e marketing de conteúdo. Isso porque, com a modernização dos softwares, as instituições esqueceram os princípios básicos do marketing e a sua importância para o sucesso de uma campanha.
De acordo com a Rockcontent, no marketing digital, esses aspectos devem ser o ponto de partida para o planejamento de qualquer estratégia. Sem esses pilares, fica difícil ter resultados satisfatórios, o que pode gerar estagnação ou até mesmo a queda de indicadores.
Em meio a tanta tecnologia e inovação, é normal deixar alguns aprendizados de lado. Pensando nisso, decidimos separar para você aqui neste conteúdos, alguns dos pilares do Marketing no geral, a fim de melhorar a suas campanhas e alavancar o crescimento da sua instituição de ensino. Confira!.
Acompanhamento de resultados
Um erro comum cometido por gestores de faculdades, é o não acompanhamento de resultados. Geralmente, quando uma campanha se encontra estável, muitos gestores costumam deixar de verificar as métricas da campanha, por achar que está tudo indo conforme o planejado. Não cometa este erro. No marketing educacional existem diversos fatores que podem impactar negativamente o rendimento da estratégia de marketing tomada pela faculdade.
Assim como o Google, as redes sociais também possuem um algoritmo próprio, e este sempre está em constante evolução. Sendo assim, mesmo que imperceptíveis, essas mudanças podem vir a prejudicar o desempenho das suas campanhas. Ou seja, apesar de a estratégia adotada estar funcionando, é essencial que a equipe de marketing monitore diariamente os resultados da campanhas, a fim de evitar contratempos indesejáveis e perda de recursos.
Identidade da faculdade
Não é novidade para ninguém que toda empresa, não importa o segmento de atuação, deve ter a sua marca perante o mundo dos negócios bem-definida e estruturada. Afinal, esse será um dos principais motivos pelo qual clientes e possíveis investidores irão se identificar e passar a consumir ou investir nos produtos ou serviços da empresa. Isso significa, que a faculdade deve prezar pelas características que ficaram definidas na missão, visão e valores da instituição. Falando assim, parece ser algo simples e de pouca importância. Mas é aí que muitos empresários e gestores se enganam. Existem diversas empresas que acabam falindo ou perdendo grande parte de seu rendimento no mercado, pelo simples fato de fugir daquilo que a marca propõe. O que quero elucidar aqui, é que o afastamento dos ideais da marca, pode acabar distanciando clientes, sócios e investidores, além de impactar negativamente as ações de marketing da empresa.
Definir e atualizar a persona da IES
A persona é uma representação fictícia do consumidor de um produto ou serviço. Para se criar o perfil do cliente ideal para o seu negócio, é necessário que a empresa entenda bem a sua área de atuação e a qual tipo de público é destinado os seus serviços ou produtos. Desta forma, a empresa deverá colher dados reais de comportamento, características demográficas dos possíveis clientes, motivações, objetivos e etc. A fim de construir e estabelecer o perfil dos clientes que irão consumir o que será anunciado nas campanhas.
Definir corretamente a persona é muito importante, mas atualizá-la pode ser tão crucial quanto. Deste modo, esteja atento a sua base de dados referente ao público alvo da empresa. O ser humano está em constante evolução, por isso, ideias, ideais, motivações, gostos e desejos, tudo muda. Em vista disso, atualizar o tipo de persona é uma ótima forma de conseguir maiores resultados nas campanhas de marketing.
Marketing de conteúdo
Marketing de Conteúdo nada mais é que uma maneira de incentivar o engajamento do público-alvo e a assim aumentar a rede de clientes e investidores da empresa. Para isso, é essencial que a faculdade crie conteúdos interessantes e propícios, a fim de atrair e agregar valor tanto para sua marca, quanto para as pessoas que consomem o seu material, gerando assim, uma visão positiva sob a marca da empresa, produto ou serviço oferecido.