Como deixar o marketing de conteúdo da sua faculdade mais atrativa

Quem nunca pensou em fazer aqueles testes da web para saber que tipo de profissional é, ou até mesmo se distraiu com alguns memes ou infográficos animados na internet? Bom, é bem difícil de resistir. E é justamente esse tipo de conteúdo interativo que chama  e conquista a atenção de muitos que precisam fugir um pouco do cotidiano. Ok, mas o que são conteúdos interativos? Conteúdo interativo é uma estratégia usada no meio digital que exige a participação do usuário e este acaba transmitindo algumas informações para empresa. Esse tipo de conteúdo pode ser feito através de quizzes, e-books interativos, debates nas redes sociais e etc. Desta forma, a empresa irá conseguir promover mais engajamento e armazenar dados relevantes para as equipes de vendas e estratégias de marketing. Para algumas instituições de ensino, essa prática pode ser mais efetiva que as típicas abordagens tradicionais de publicidade. 

Vale a pena investir neste tipo de estratégia?

A prática de utilizar a interação nas campanhas de marketing, está ganhando cada vez mais espaço e força neste segmento. Mas se ainda não está certo disso, separamos aqui neste material, alguns dos principais benefícios do conteúdo interativo. Confira. 

Conteúdo interativo alinhado a experiência 

Como já mencionado anteriormente, ebooks, blogs, redes sociais, entre outros, são ótimas formas de educar o seu público alvo e receber muita informação. Nesse sentido, quando esses meios de comunicação se tornam mais interativos, a marca começa a agregar valor ao produto ou serviço oferecido e a atrair e estimular o engajamento do público já obtido e semelhantes ao mesmo. Sendo assim, podemos dizer, que conteúdos interativos alia informação e entretenimento tudo em um local só. Deste modo, o consumidor se sente estimulado a continuar consumindo aquele material até o final. Ou seja, o conteúdo que a instituição está divulgando, deixa de ser algo passivo e passa a ser uma forma de estabelecer um relacionamento com o cliente e promover experiências através das ações de interação.  

Vivemos em uma era dinâmica e imediatista. Nessa perspectiva, não é viável continuar insistindo em práticas ultrapassadas de marketing. O que quero dizer é, não adianta sua IES continuar oferecendo conteúdos estáticos, irrelevantes e entediantes. Seja inovador, ofereça desafios e promova experiências para o seu público alvo. No atual momento em que vivemos, conteúdos interativos, já não vão mais ser uma escolha, e sim uma necessidade para se comunicar com eles.

FeedBack dos usuários 

Diferente dos conteúdos passivos, que não mostram se o leitor de fato acessou todo o material. Os conteúdos interativos, conseguem captar  feedbacks dos clientes, que antes não eram analisados ou armazenados, como por exemplo: o número de visualizações, cliques e interações em cada elemento interativo. Desta forma, é possível mensurar de forma prática e objetiva a taxa de cliques de saída daquele conteúdo e  saber se o mesmo está sendo relevante para o público definido.  

Vamos imaginar que sua instituição criou um material interativo e o mesmo possua um questionário simples e descontraído. Cada pergunta respondida, corresponde a uma métrica para analisar a efetividade da sua estratégia e conhecer melhor o seu público alvo. Ou seja, a partir dessa estratégia, a sua instituição poderá averiguar se os clientes estão consumindo todo o seu conteúdo e coletar dados valiosos sobre comportamento, necessidades, anseios, receios e etc.

De acordo com levantamento feito pela Scribblelive, 60% das empresas que fazem uso do conteúdo interativo, tem maior facilidade em analisar e medir suas métricas, o que corresponde a um percentual de apenas 25% das empresas que utilizam conteúdos passivos. 

Geração de leads e conversões

Quem não gosta de um conteúdo dinâmico, com uma boa imagem e que propicie experiências ricas? Acho que é bem difícil encontrar alguém fora desse parâmetro nos dias de hoje. O que quero dizer, é que conteúdos interativos não servem apenas para gerar mais engajamento, mas também para provocar o desejo do consumidor  e necessidade pelo produto ou serviço ofertado. Afinal, ao conseguir capturar a atenção do cliente, a interação com o material o guiará até a conversão. 

Para que isso ocorra, a instituição deverá recorrer a algumas ferramentas que ofereçam meios de otimizar as conversões e testar as melhores formas de impactar o público. 

Calculadora

As calculadoras são uma ótima forma de ajudar os consumidores entenderem como aquele produto ou serviço poderá favorecê-lo em seu dia a dia e como ele irá usufruir do mesmo. Essa estratégia de conteúdo interativo pode ser mesclada com um material que deixe claro o valor daquilo que se está sendo oferecido. Ou seja, utilize a calculadora para mostrar o tanto que o cliente irá economizar adquirindo o seu produto e não do concorrente. 

Quizzes 

Os quizzes estão presentes em diversos sites na internet de diferentes segmentos. Esses testes, tornaram-se ferramentas cruciais para criar um relacionamento entre marca e consumidor, além de gerar engajamento com o conteúdo publicado.

Como usá-los ao seu favor? Utilize esses quizzes para educar e entreter o público. Geralmente, a linguagem é informal e divertida. Crie conteúdos criativos e relevantes, dessa forma, você irá conquistar a fidelidade deles e estes irão viralizar o seu material (marketing de boca). 

Ebooks interativos 

Ao invés de oferecer um PDF estático para seus clientes, crie um ebook interativo. Combine texto, vídeos, imagens, gráficos e animações, tudo em um conteúdo só. Desta forma, o consumo do ebook se tornará bem mais interessante e atrativo. 

Landing Pages

Segundo a Rockcontent, uma landing page tem um objetivo claro: gerar conversões. Então, adicionar interatividade nestas páginas pode ajudar a despertar o desejo do visitante e convencê-lo a deixar seus dados de contato para tornar-se um lead.

Fuja da mesmice. Inove, atraia e cative o público ao qual deseja atingir. Mostre a diferença da sua instituição para as outras. 

Encante sua audiência com um conteúdo que proporcione experiências

Robert Rose

 

Por: Willian Netto

Acesso ao Ensino Superior: Cronograma dos principais programas do MEC

Os estudantes que realizaram o Enem 2019 e estão almejando aquela vaga no ensino superior em 2020, é bom ficarem atentos ao cronograma do Sisu, Fies e ProUni. Segundo portal do Ministério da Educação (MEC), já foram divulgados os editais com as datas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os interessados em garantir uma bolsa de estudo através dos programas, deverão utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foram divulgadas em janeiro (17). Confira abaixo o cronograma. 

Sisu

Para se inscrever no Sisu é muito simples. O Estudante deverá acessar ao site oficial do programa e informar o número de inscrição e senha cadastrados no Enem. No caso do candidato não se lembrar do número de inscrição ou senha, o mesmo poderá recuperar esses dados na página do participante no site do Enem.

Vale lembrar, que o cadastro no Sisu é feito exclusivamente pela internet e não há a existência de cobrança de taxa. Após a realização da inscrição, é primordial que o estudante esteja atento a documentação exigida para a efetivação da matrícula em caso de aprovação no programa. Saiba tudo sobre o programa aqui. 

Cronograma

  • Inscrições: de 21 de janeiro até as 23h59 de 24 de janeiro;
  • Divulgação dos resultados: 28 de janeiro;
  • Matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;
  • Lançamento de ocupação das vagas ofertadas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;
  • Manifestação de interesse para constar na lista de espera: até as 23h59 de 4 de fevereiro. 

Fies

Para conseguir disputar o benefício de financiamento  do ensino superior através do Fies, é necessário que o candidato interessado se enquadre e siga alguns critérios estabelecidos pelo programa. Confira abaixo quais são.

  • Candidatos que tenham realizado a prova do Enem a partir de 2010 e obtido uma pontuação mínima de 450 e não ter zerado a redação; 
  • Estudantes contemplados com bolsa parcial de 50% do Programa Universidade Para Todos (Prouni);

Além dos requisitos citados acima, existem alguns critérios socioeconômicos de cada modalidade do programa, tais como:   

  • Modalidade Fies ou modalidade I: Destinada a estudantes que tenham renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos;
  • Modalidade P-Fies: Voltada para estudantes que tenham renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.  Saiba mais sobre o programa aqui.

Cronograma

  • Inscrições: 5 de fevereiro até as 23h59 de 12 de fevereiro;
  • Divulgação dos resultados: 26 de fevereiro;
  • Complementação da inscrição no Fies Seleção pelos candidatos pré-selecionados na modalidade Fies: 27 de fevereiro até as 23h59 de 2 de março;
  • Pré-seleção em lista de espera: 28 de fevereiro até as 23h59 de 31 de março. 

ProUni

Assim como os demais programas do governo, o ProUni abre as inscrições duas vezes ao ano, o que corresponde ao início de cada semestre letivo. O método de seleção do programa é baseado no curso desejado, nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na renda familiar per capita de cada candidato. Sendo assim, para participar do ProUni é necessário que o estudante tenha alcançado pelo menos 450 pontos no Enem, não ter zerado a redação e possuir uma renda familiar bruta mensal de até 1,5 (salário mínimo e meio por pessoa). Uma vez selecionados pelo programa, os estudantes têm a chance de receberem bolsas de estudo de 50% ou 100% em instituições de ensino superior privadas. Vale lembrar, que a porcentagem da bolsa recebida é válida até o final do curso. Saiba mais sobre o programa aqui. 

Cronograma

  • Inscrições: 28 de janeiro a 31 de janeiro;
  • Divulgação do resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro;
  • Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (primeira chamada): 4 a 11 de fevereiro; 
  • Registro no SisProuni e emissão dos termos pelas instituições (primeira chamada): 4 a 14 de fevereiro;
  • Divulgação dos resultados da segunda chamada: 18 de fevereiro;
  • Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (segunda chamada): 18 a 28 de fevereiro;
  • Registro no SisProuni e emissão dos termos pelas instituições (segunda chamada): 18 de fevereiro a 3 de março.

Por: Willian Netto

Marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma forma de buscar o engajamento do seu público-alvo e aumentar a sua rede de clientes e potenciais clientes, através da criação de conteúdos interessantes e propícios, a fim de atrair e agregar valor tanto para sua marca, quanto para as pessoas que consomem o seu material, gerando assim, uma visão positiva sob a marca da empresa, produto ou serviço oferecido.

Volvox

Criar conteúdos relevantes, analisar os interesses das IES e conduzir práticas assertivas, são algumas das ações que a Volvox Marketing Educacional propicia as suas faculdades parceiras.

Nós da Volvox, entendemos que um bom marketing na área da educação é crucial para impactar de forma direta e eficaz a conversão de potenciais alunos em matriculados na instituição. Para isso, personalizamos as metas das faculdades e às alinhamos às necessidades das instituições.

E para atingir objetivos mútuos, o que melhor que o famoso marketing  de conteúdo.

Segundo levantamento feito pela Content Trends, em 2018, 73% das empresas entrevistadas disseram adotar estratégias de marketing de conteúdo. No entanto, 27% dessas empresas, revelaram não adotarem estratégias de marketing, isto, porque muitas instituições enfrentam alguns dos seguintes obstáculos:

  • 38,8% falta de equipe disponível;
  • 23,7% desconhecimento da estratégia;
  • 23,4% falta de budget (orçamento).

Já em relação ao consumo de informação, 98,9% dos entrevistados disseram consumir conteúdo de forma on-line. Os dados mostraram que:

  • 89,9% consomem via smartphone;
  • 86,7% encontram conteúdos e informações pela busca orgânica do Google;
  • 74,6% preferem consumir por meio de posts nas redes sociais.

Com a rápida evolução da internet e os meios de comunicação de massa, não é surpresa que grande parte da população mundial esteja conectada e antenada. Partindo desta premissa,  gerar leads, buscar engajamento do público alvo e vender, é o principal objetivo das IES que aplicam estratégias de marketing nas plataformas digitais. Ainda de acordo com a pesquisa da Content Trends, 70% das IES consideram as ações de marketing de conteúdo relativamente bem sucedidas. Algumas das estratégias mais utilizadas pelas IES de acordo com a Content Trends, são:

  • Posts em redes sociais (89%);
  • Posts em blog (71,2%);
  • E-books (54%1);
  • Vídeos (51%);
  • Newsletters (50,5%);
  • Eventos presenciais (30,1%).

É pertinente ressaltar, que 47% dos leads buscam pelo menos até seis páginas de conteúdos antes de fechar a matrícula, comprar determinado produto ou contratar algum serviço. Sendo assim, inove suas estratégias e entregue aos seus stakeholders exatamente o que ele procura. É simples, crie uma conexão, promova um relacionamento entre sua instituição e o aluno, eduque e entretenha o seu público de forma criativa e com conteúdos inteligentes.

Como o marketing de conteúdo pode ser útil para sua IES?

Todo mundo busca conhecimento na internet,  e se você souber compartilhar o seu, o aluno poderá descobrir desejos ou dores que antes julgava inexistentes. Desta forma, o estudante começará a depositar a sua confiança na instituição e passará a consumir de forma natural cada vez mais conteúdos divulgados pela sua IES, percebendo a mesma como referência nos temas abordados em suas campanhas, blogs e etc.  Contudo, esses podem ser alguns dos benefícios ao se realizar o marketing de conteúdo na sua instituição:

Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são construídos em cima da confiança. Confiança gera renda

Andrew Davis

Por: Willian Netto

Como reduzir o custo na captação de alunos

É fato, que todas as Instituições de Ensino Superior (IES) anseiam em alcançar cada vez mais alunos sem extrapolar o orçamento definido para atingir os seus objetivos. Para isso, é crucial que os gestores das faculdades estejam atentos ao Custo de Aquisição (CAC). Não sabe o que é ou como funciona o CAC? Fica tranquilo, você chegou ao blog certo. Aqui você terá todos os dias a sua dose diária de estratégias voltadas para o marketing educacional.

Adiante, iremos elucidar as dificuldades enfrentadas no processo de captação de alunos e como fiscalizar o CAC. Ah! Neste texto, você verá também dicas preciosas para criar campanhas inteligentes e com baixo custo de aquisição, isso tudo sem perder oportunidades de conversão ou parcela de seus stakeholders (público alvo).

Desafios 

Realizar campanhas assertivas para impactar o seu público alvo é sem dúvidas uma tarefa complicada, que necessita de criatividade, entendimento do assunto e estratégias bem definidas. Nesse sentido, um dos principais desafios encontrados pelos gestores, é a falta de atualização quanto ao mercado educacional e mudanças de comportamentos de seus stakeholders. 

Levando em consideração o último levantamento do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a grande variedade de faculdades à disposição dos potenciais alunos e a evolução dos meios de comunicação de massa, fazem com que,  em poucos cliques, esses possíveis alunos avaliem e comparem todas as possibilidades que têm ao seu dispor. 

O ingresso em uma faculdade pode ser considerada uma aquisição com um alto valor agregado, deste modo, antes do aluno tomar uma decisão, este costuma levar em consideração diversos aspectos, como: nome da instituição, estrutura física, valor do curso, profissionais já formados na faculdade e etc. 

Sendo assim, é importantíssimo que as IES criem estratégias que fortaleçam o nome da instituição no mercado educacional e a presença na vida e subconsciente do público ao qual deseja impactar.  

Custo de Aquisição (CAC)

O Custo de Aquisição é o resultado da soma dos investimentos feitos em marketing e vendas dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período. Ficou perdido? Calma, vamos explicar.

O CAC é essencial para mensurar o estado financeiro da instituição e controlar os custos da empresa. Este controle é primordial para que qualquer faculdade se expanda de forma sustentável, sem colocar em risco planejamentos futuros da empresa. 

Segundo a Rockcontent, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC, de Customer Acquisition Cost), envolve o trabalho da equipe ao longo de toda a etapa do funil de vendas, desde a atração de visitantes, a nutrição dos leads até o fechamento da compra. Então, para ter clareza no cálculo deste custo, o ideal é que os gestores das IES já tenham previamente um controle sobre o processo de venda, especialmente quantos clientes são capazes de gerar e qual investimento cada etapa demanda. 

Quanto mais dados estes gestores já tiver sobre o seu ciclo de vendas e tudo o que ele envolve, mais prático serão os cálculos do CAC e os ajustes a serem feitos para melhorar a estratégia definida. 

Realização do cálculo do CAC

Para fazer o cálculo dessa métrica é bem fácil. Basta  dividir a soma dos investimentos utilizados para adquirir um cliente, pelo número de clientes conquistados em um determinado período. Ou seja, suponhamos que, em um bimestre, sua IES investiu R$ 5 mil nas áreas de marketing e vendas. Desse total, a IES conseguiu 10 novos clientes. Sendo assim, o CAC da instituição é de R$ 500. 

A fórmula é simples: 

CAC = Soma dos investimentos (dividido) pelo número de clientes adquiridos (R$ 5.000 / 10 = 500). 

O cálculo é bem prático, no entanto, é importante lembrar que, para que o resultado final dê certo, os números devem estar corretos e de acordo com o planejamento estabelecido. 

Melhorando a estratégia e diminuindo o custo de aquisição de alunos

Bom, agora que você está ciente dos desafios e a par do que é o Custo de Aquisição (CAC), está na hora de vermos algumas dicas de como melhorar ainda mais suas estratégias e reduzir os seus gastos na aquisição de novos alunos. Vamos lá?!

Metas

Sem meta, é difícil alcançar qualquer objetivo, não é mesmo? Deste modo, as metas são cruciais para conduzir de forma prática e objetiva o trabalho de toda a equipe de marketing

A cada ano, grande parte das IES  buscam aumentar a captação de alunos e para isso reajustam suas metas para atingir números mais expressivos. Contudo, ao executar esse processo, é interessante que os gestores realizem a redução do CAC, isso irá estimular a otimização de recursos e aperfeiçoar as estratégias já estabelecidas.

Obs: Consolide uma meta alcançável e desafiadora. Divulgue-a para a equipe e promova o engajamento de todos em prol dessa meta. 

Planejamento 

Com a meta definida, os gestores em conjunto com seu time, devem criar um planejamento sólido, capaz de atingir os resultados almejados. Um bom planejamento contém detalhes dos recursos que serão utilizados, sejam eles : físico, financeiros ou humanos. Este documento serve também para controlar a execução da estratégia, mensurar os valores ao final da campanha e assim calcular o CAC. 

Segmentação de Público 

Hoje em dia, os estudantes estão tendo um comportamento mais dinâmico, volátil e antenado. Deste modo,  não resta dúvidas que é crucial criar uma persona e realizar um estudo do qual público sua IES deseja atingir. Para definir esse público, basta realizar uma pesquisa de mercado, estratégias anteriores usadas pela IES e o nicho no qual atua. Desta forma, você saberá que tipo de criativos (artes, slogans e etc) o seu público tem maior aceitação. 

Diferencial Atrativo 

Com o mercado altamente competitivo, investir em uma abordagem inovadora, consistente e capaz de influenciar positivamente na decisão de compra, é um diferencial que poucas instituições possuem. Sendo assim, evite a mesmice, chamadas clichês e slogans baratos. Pesquise seu público, veja onde estão inseridos (Facebook, Twitter, Instagram) e por último, não venda sua instituição, venda experiência, sonhos e histórias de sucesso. 

Conte com os parceiros certos 

Por fim, é de extrema importância contar com parceiros influentes, confiáveis e produtivos. Estes, irão facilitar a missão de reduzir o custo de captação de alunos e potencializar as campanhas de marketing de sua instituição. Deste modo, é pertinente cogitar a ideia de contratar uma agência para auxiliar a IES na busca de seus objetivos. 

Por: Willian Netto